Arte sacra - Jornal Fato
Artigos

Arte sacra

O padre responsável pela construção, Frei Antolin Rodriguez, foi capaz de levantar fundos para a construção de um templo moderno


Tenho hábitos matinais, e aprecio ir à missa nas primeiras horas da manhã. Frequento a Igreja Nossa Senhora da Consolação e a cada domingo testemunho um fato de rara beleza, que é o nascer do sol através dos vitrais da igreja, que não ficam nada a dever aos das catedrais europeias. O padre responsável pela construção, Frei Antolin Rodriguez, foi capaz de levantar fundos para a construção de um templo moderno, com o pé direito altíssimo e uma arquitetura primorosa. Ainda não se falava em dízimo na década de cinquenta e a tarefa do Frei Antolin deve ter sido aguerrida. Voltando aos vitrais, eles ostentam os nomes das famílias que os patrocinaram - comerciantes, fazendeiros, médicos, enfim, os setores que movimentavam a economia na época. A Igreja Consolação, inaugurada em 1960, mantém a história viva da nossa cidade e a imagem da santa padroeira, uma valiosa obra de arte entalhada em madeira, veio da Espanha.

A Catedral de São Pedro foi construída de 1925 a 1949, em estilo gótico, com altares decorados com florões e afrescos, manualmente confeccionados.  Seu construtor, na fase final da obra, foi José Cocco, pai de Raul Sampaio, inclusive ele ajudou ao pai a moldar os florões que decoravam os altares. Quando a Igreja Católica definiu opção preferencial pelos pobres e excluídos, no Concílio Vaticano II, o Papa sugeriu que se simplificassem os templos. Por conta dessa recomendação, o pároco, num disparate, mandou que se demolissem todos os altares. Hoje, tristemente, guardo apenas na memória a linda igreja da minha infância.

A Matriz Velha é a mais antiga Catedral de nossa cidade, inaugurada em 1884. Seus altares em madeira entalhada são lindíssimos e já passaram por inúmeras restaurações. É cuidadosamente preservada como patrimônio histórico.  Se pudesse opinar eu sugeriria restaurar bancos e pisos da igreja, cuja madeira foi coberta por várias camadas de verniz escuro, o que lhe confere um aspecto lúgubre. Mas não entendo de arquitetura, apenas imagino que a madeira original, possivelmente peroba, traria um aspecto de leveza e claridade.

Na época da cassação dos santos, por conta dos excessos, da Capela de Santa Rita, na fazenda da família da minha irmã, também foi atirado fora um oratório lindíssimo, todo entalhado à mão. Eu o recuperei e aprecio a sua beleza pensando: Quando absurdo cometido!


Comentários