Cachoeiro prestes a destravar investimentos - Jornal Fato
Artigos

Cachoeiro prestes a destravar investimentos

A boa notícia é que não são promessas, mas trabalho em desenvolvimento. Que o resultado, como planejado, possa, enfim, chegar à população


"Trabalhemos. Não para ir contra o destino. Mas para ir na frente dele

Fiedrich Hebbel

A depender do resultado das eleições estaduais, pode ser que boa parte do atual secretariado de Cachoeiro, justamente a mais técnica, migre para o governo do Estado. Por isso, o ritmo de trabalho é intenso na Prefeitura para cumprir a meta de reorganizar a máquina administrativa até o final deste ano, trabalho perseguido desde o primeiro dia.

Passados 20 meses de governo, as ações são, ainda, muito mais internas. É uma das razões para que a população se ressinta de presença mais marcante da Prefeitura nas demandas cotidianas, como melhores estradas, escolas e postos de saúde, para ficar na estrutura física.

A gestão tem feito apenas o básico, que é se manter em funcionamento. Porém, mesmo com a carreta carregada além do limite e em marcha, os pneus vêm sendo trocados num trabalho que, se espera, vá permitir que seja acelerada quando concluído.

Até agora, o que se faz é tentar calibrar melhor os freios, que, por vezes têm travado os processos de compras e licitações. Parte da carga excedente tem sido retirada com planos de desligamento voluntário e de aposentadoria incentivada para servidores celetistas. Com isso, abre-se margem para a implantação de novo plano de carreira, com melhores salários e mecanismos para premiar a eficiência no serviço público.

Fontes no Palácio Bernardino Monteiro andam animadas com os progressos. A tentativa de implantar novo rito interno, aos poucos, surte efeito. O plano inicial ganha contornos finais e, nos próximos meses, deve se tornar visível em pacotes de obras que chegarão ao ápice no ano que vem.

Dos R$ 55 milhões em investimentos, anunciados no início de 2018 para o biênio, 20% devem ser cumpridos neste ano. Os outros 80% têm previsão para execução em 2019, dando novo ritmo à administração, num volume de obras públicas, com recursos próprios, pouco comum em tempos de cofres vazios.

Pode haver, ainda, significativo reforço de caixa com captação de financiamentos, em bancos, até o limite R$ 150 milhões, dinheiro suficiente para grandes intervenções urbanísticas como há muito não se vê.

Parece um daqueles planos mirabolantes apresentados apenas para ganhar votos e jamais cumpridos. A boa notícia é que não são promessas, mas trabalho em desenvolvimento. Que o resultado, como planejado, possa, enfim, chegar à população.

DESTAQUE. Equipe de Presidente Kennedy recebeu ontem, no Bandes, em Vitória, diploma do Programa de Formação de Consultores.  Será a responsável pelos serviços na agência do Fundesul Presidente Kennedy, que tem inauguração prevista para 27 de setembro. A prefeita Amanda Quinta Rangel e o secretário Chefe de Gabinete, José Augusto prestigiaram momento, que contou com a presença, ainda, do presidente do Bandes, Aroldo Natal Silva Filho, o diretor de Crédito e Fomento, Everaldo Colodetti, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Josélio Altoé.

 

Sobe

Divulgação

A prefeitura de Cachoeiro conta com um estande próprio na Cachoeiro Stone Fair. O objetivo é atender os visitantes com fornecimento de informações sobre atrações turísticas, cultura, economia e serviços públicos do município.

 

Desce

Rose de Freitas

A candidata ao governo capixaba Rose de Freitas (Podemos) passou despercebida durante o fim de semana, quando esteve em Cachoeiro de Itapemirim para ações de campanha. Não é sinal muito bom para quem precisa crescer e aparecer como alternativa ao eleitorado.

 

Mas, hein?!

O governador Paulo Hartung não perdoou mais um atraso do prefeito Victor Coelho, desta vez, para a abertura da Cachoeiro Stone Fair. "Sempre atrasadinho", brincou em seu discurso ao vê-lo chegar depois do início da solenidade.

  

Vias de FATO

Candidato a deputado federal, cargo que já ocupou, o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo (PPS)desde ontem está em Cachoeiro, onde participa hoje de café da manhã com empresários. 

Quem se movimenta pelo município hoje são os deputados estaduais Claudia Lemos e Amaro Neto, colegas de PRB. Ela pretende a reeleição e ele, vaga na Câmara dos Deputados. 

Alexson Cipriano (Pros) deve ser eleito presidente da Câmara de Cachoeiro, mas concorre com Braz Zagoto (SD), Alexandre de Itaoca (DEM), Carlinhos Miranda (PDT) e Renata Fiório (PSD). 

O favoritismo de Alexson está na articulação já feita e do bom trânsito que conseguiu junto à Prefeitura, embora Alexandre de Itaoca reúna predicados parecidos.   

Se tudo correr como parece, a eleição será definida, no Espírito Santo, no primeiro turno. Mas, se for para o segundo, a chance de reviravolta é imensa.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários