Fraternidade e Amizade Social - Jornal Fato
Artigos

Fraternidade e Amizade Social

Neste ano de 2024 a Igreja tem como tema da Quaresma "Fraternidade e Amizade Social" e como lema "Vós sois todos irmãos e irmãs"


- Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Todo ano a Igreja Católica lança um tema a ser refletido durante a Quaresma - os quarenta dias que tem início na Quarta-feira de Cinzas e termina com a Paixão de Cristo e a Páscoa. O simbolismo remete aos quarenta anos do povo judeu até chegar a Terra Prometida, os quarenta dias da profecia de Jonas em Nínive e os quarenta dias que Jesus passou jejuando no deserto, antes de iniciar a vida pública. Neste período somos convocados a jejuar - não só de alimento, mas principalmente do que nos torna escravos e que nos afasta de Deus; a praticar a oração diária - esta nos possibilita colocar Deus no centro da nossa vida; e a distribuir com os necessitados tudo o que possuímos em excesso e que não nos é mais útil, tornando-nos pessoas mais livres.

Neste ano de 2024 a Igreja tem como tema da Quaresma "Fraternidade e Amizade Social" e como lema "Vós sois todos irmãos e irmãs". No Brasil a Campanha da Fraternidade acontece há 60 anos, sempre com temáticas relevantes, baseando-se em denúncias de situações atuais, educando para uma vida fraterna e promovendo uma ação evangelizadora. O Papa Francisco nos exorta a ir além dos grupos de amigos e a construir a amizade social. Segundo ele, ela ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço, é uma fraternidade aberta que nos permite amar e abraçar a todos.

As maiores vítimas do isolamento social, os descartados da sociedade, são os pobres, velhos, deficientes, desempregados, gays, lésbicas, pretos, migrantes, indígenas, prostitutas, analfabetos, entre outros.  A fraternidade social elimina qualquer tipo de preconceito e discriminação em razão do sexo, raça, cor, condição social, língua ou religião. Ser cristão é ver o outro como um irmão que precisamos acolher, conhecer e apreciar.

A Igreja nos exorta a descobrir um mundo novo, de diálogo, igualdade, justiça e paz, e a nos livrar do pecado da indiferença. O Padre Júlio Lancellotti realiza admirável trabalho junto à população em situação de rua na cidade de São Paulo, levando o alimento e convivendo com o povo marginalizado. O cantor Bono Vox, que sempre conciliou sua carreira com ações humanitárias, afirmou que uma fé em Jesus Cristo que não esteja aliada a justiça social - que não esteja aliada aos pobres - não é coisa alguma. E ainda segundo o Papa Francisco, a fim de concretizar a nossa Quaresma, o primeiro passo é ver a realidade e ouvir o grito de tantos irmãos oprimidos que chega aos céus. E chega também a nós? Mexe conosco? Comove-nos?


Comentários