Grande Raul Sampaio - Jornal Fato
Artigos

Grande Raul Sampaio

Meu querido amigo Raul completou 90 anos...


Meu querido amigo Raul completou 90 anos. Compositor de centenas de músicas, um dos poucos que fez música e letra, e suas composições - sambas, sambas-canção, boleros, marchinhas de carnaval, valsas e baiões foram gravadas pelos grandes cantores brasileiros e também ele as interpretava. Recebeu, em 1969, o título de Cachoeirense Ausente, e o hino de louvor a sua terra, "Meu Pequeno Cachoeiro" foi instituído Hino Oficial da cidade, e conhecido nacionalmente na voz do Rei Roberto Carlos. Em sua homenagem já foram publicados livros e ele já se apresentou nos grandes programas de rádio e televisão e teve vários discos gravados.

Raul atualmente vive em Marataízes e lá, num espaço que tem o nome de "Catedral do Samba", dividia experiências musicais com outros artistas, e também no facebook foi criado o Grupo Raul Sampaio, onde pode-se partilhar sentimentos e emoções. Há três anos Raul confessou-me: Amiga, perdi o maior instrumento de um músico, estou surdo. Não consigo mais tocar e cantar. E senti vontade de chorar... Em nenhum momento reclamou da sua condição, como nunca o ouvi reclamando por nada que a vida lhe impõe: a solidão e as dificuldades de um artista na velhice, em um país em que a cultura pouco tem valor.  

Em livro biográfico é citado um fato incontestável: Cachoeiro de Itapemirim ainda devia a Raul Sampaio a consideração e reconhecimento que ele merece. Em Conservatória, a cidade da seresta, o nome de Raul Sampaio é reverenciado. E em sua cidade, que ficou conhecida no Brasil e até no exterior, através de sua música, pouco se fazia por ele, até a Festa da cidade deste ano de 2018.

Felizmente o Prefeito Vitor Coelho assumiu a comemoração dos 90 anos de Raul Sampaio, incorporou o acontecimento à Festa da Cidade e possibilitou que inúmeras homenagens fossem prestadas ao músico, como o evento realizado no Teatro Rubem Braga, em que foi lançado o selo 90 anos de Raul, e suas músicas foram cantadas pelos grandes intérpretes cachoeirenses. Foi uma noite memorável, e com certeza, inesquecível para o homenageado. A cidade se redimiu, e somos agradecidos ao Prefeito Municipal pela "sensibilidade, esta antena delicadíssima" que tão poucos possuem.  

 


Comentários