Isso é amor? - Jornal Fato
Artigos

Isso é amor?

A mulher, por séculos, foi objeto de mando de qualquer macho da família, pai, irmão, namorado ou marido


A mulher, por séculos, foi objeto de mando de qualquer macho da família, pai, irmão, namorado ou marido. Situação que ainda persiste, principalmente no nordeste e norte do país. Para quem pensa que é exagero, que tal situação não existe entre nós, sugiro uma reflexão para entender a diferença entre amor e opressão.

Se o marido ou companheiro toma uma decisão e você não está de acordo, prefere se calar por temer a reação dele? Ele costuma contradizer tudo o que você fala, considerando-a pessoa incapaz e equivocada. E muitas vezes a corrige publicamente, fazendo-a sentir-se envergonhada? Ele já a humilhou, também publicamente, com apelidos pejorativos como velha, gorda, bagulho, cafona, ignorante? Ele tem ciúmes dos seus amigos, dos familiares com quem convive e até da atenção que dá aos filhos? Ele controla suas roupas, sua maquiagem, o corte do seu cabelo, já ameaçou rasgar suas roupas por serem atrativas, ou transparentes, ou curtas demais? Já lhe forçou sair de uma festa, puxando-a pelo braço, numa reação de ciúmes? Vigia quando você olha ou cumprimenta algum homem? Ou a acusa injustamente de estar flertando? Quando você marca um encontro com amigos ou sua família, ele dá um jeito de faze-la mudar de ideia? Imagina que é por excesso de amor que ele a queira só para si? Você justifica para ele todas as suas atitudes por temer suas reações? Ele exige fotografar você despida ou em poses provocantes? E ameaça publicar essas fotos quando você não atende seus desejos? Já a ameaçou injustamente de traição? Controla seus horários? Ele exige que lhe dê a sua senha da internet, espreita sua página do facebook e suas conversas no whatsapp? Ele não a beija e não antecede as relações sexuais com carícias? Exige que tenha relações sexuais mesmo contra sua vontade? Ou relações que não são prazerosas para você? Já ameaçou agredi-la quando contrariado? Já lhe atirou objetos, deu-lhe algum tapa, pontapé ou puxou seus cabelos? Ele exagera na bebida e você teme o seu descontrole? Percebeu seu olhar de desprezo ou desdém quando você se arruma para algum evento? Ele a desvaloriza como esposa, dona de casa e mãe?

Cada resposta positiva indica uma relação de opressão. Quem ama não submete, não domina, não despreza. A coerção evolui sempre para estágios mais elevados. E mesmo que depois receba flores e pedidos de perdão, fique alerta, você é uma provável vítima. Desculpe a franqueza.


Comentários