Mais da Maravilha do Artesanato Regional - Jornal Fato
Artigos

Mais da Maravilha do Artesanato Regional

Quantas vezes falei de artesanato, nesta página e noutras que assinava com regularidade...


Quantas vezes falei de artesanato, nesta página e noutras que assinava com regularidade, (antes de chegar ao ESPÍRITO SANTO DE FATO e ao SETE DIAS), há quase 4 décadas?

Perdi a conta. Só sei que sempre voltarei a falar: - quem não sabe fazer, fala; quem reconhece valor naquilo sobre o que fala, fala mais ainda; e se fala sobre artesanato e alta qualidade e representação da região aonde vive, e que trás felicidade para o artesão e a quem adquiri seu artesanato, aí é que é para continuar a falar mesmo, e muito.

É a tentativa que faço de captar e divulgar coisas boas locais para meus bons leitores.

(Antigamente, época em que letras de jornais e revistas eram compostas uma a uma, no extinto instrumento componedor, o texto acima era chamado de "nariz de cera", forma de encantar o leitor, sem ter entrado, ainda, na matéria principal).

Então, vamos ao que interessa. Há, sim, progresso no artesanato, no que diz respeito à administração pública local atual, superior à que existia em administrações anteriores.

Indo eu à sessão da Câmara de Cachoeiro, última terça-feira, alguém se referiu a uns "paninhos" graciosamente pintados com bucólicas paisagens regionais, do interior. Vi logo, e o leitor vê aqui -paisagens mui representativas para os que moram ou moraram no interior, ou que, de vez em quando, se aventura pelo nosso interior. São esses trabalhos que reproduzo aqui - aqui, apenas duas peças - repletos de natureza familiar; imagens tão belas e tão caras a cada um de nós, interioranos.

Localizei a artesã, que se apresentou com suas palavras, às quais abro aspas:

- "Meu nome é Laercia Leal de Barros. Nasci no ano de 1958, Fazenda da Verdade, vizinho município de Muqui. Meu primeiro contato com a pintura em tecido foi no ginásio de lá, por volta de 1971. Tínhamos uma matéria chamada "Educação para o Lar". Me apaixonei de imediato.

Em seguida foram muitas mudanças em minha vida: - mudança de cidade, de escola, a morte do meu pai. A vida tomou outro rumo e minha pintura ficou "adormecida". No decorrer dos anos tentei pintar algumas vezes. Comprava material, mas não "tinha tempo". Trabalho, afazeres, enfim, tudo me afastava da pintura. Mas nunca me esqueci dela.

Há dois anos e meio, me via aposentada, precisando fazer alguma coisa para preencher o tempo e, também, melhorar a aposentadoria. Independente disso, digo com certeza, a pintura sempre esteve em meus planos para o momento da minha vida ao qual acabo de chegar.

Comecei novamente do "zero"... 45 anos sem pintar. Hoje, pinto, com amor, coisas que me enchem olhos e coração. A pintura preenche, transforma e embeleza meus dias".

(Fechando as aspas para o texto de Laercia: sua história é mais uma experiência que este cronista colhe para provar que artesanato é vida, que o artesanato precisa ser muito mais incentivado pelo Poder Público local e regional...

E é bom, eu, cronista, cuidar melhor de minha escrita. Como tem artesãos e artesãs de texto bonito, limpo e correto!

E eu mal sei escrever, se é que sei. Produzir artesanato, eu? Deus me condenou a não fazê-lo).

 

Zilma Coelho Pinto, a Biografia

No próximo dia 26 de outubro, sexta-feira, às 19 horas, na Casa dos Braga, em Cachoeiro, será lançado livro que é a biografia de D. Zilma Coelho Pinto, cachoeirense, uma das maiores - se não a maior - das alfabetizadoras brasileiras. O livro é de autoria de Deane Monteiro Vieira Costa e é muito bom.

Está na capa do livro, tratar-se de "uma biografia esquecida na História do Espírito Santo", o que é verdade que tem de ser superada.

Eu, que não costumo fazer convocações literárias, faço-a, agora. Vá ao lançamento, adquira seu livro e mais um para oferecer, de presente de Natal, a amigo ou amiga que andam esquecidos de que Cachoeiro é terra que não pode ser esquecida pela sua Cultura, mesmo que seja Capital Secreta.


Higner Mansur Advogado, guardião da cultura cachoeirense e, atamente, vereador

Comentários