O bom uso da tecnologia - Jornal Fato
Artigos

O bom uso da tecnologia

A modernidade chegou em parte dos serviços públicos. Medidas simples, podem ter bom resultado de utilizadas com eficiência


Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los

Isaac Asimov

 

A modernidade chegou em parte dos serviços públicos. Medidas simples, podem ter bom resultado de utilizadas com eficiência.

O mundo está cada vez mais acelerado pela revolução digital. e é inconcebível que o cidadão tenha que se sujeitar, ainda, à anacrônica burocracia e nas filas formadas por ela, para acessar os serviços mais simples.

A Prefeitura de Cachoeiro tem dado passos firmes nesta direção, com a implantação de sistema online de marcação de atendimentos ou mesmo de controle das filas, como ocorre na secretaria da Fazenda.

É também por intermédio de meios digitais que o governo do Estado oferece dez mil vagas em cursos com 20 opções para formar youtubers, editores de vídeo, dentre outras opções.

Outra medida no sentido de facilitar a vida do consumidor e, também, o controle estatal, é a antecipação, para o final deste mês - prazo anterior era dezembro - para que postos se adequem à nota fiscal eletrônica.

O objetivo é dar mais transparência à prática de preços adotada pelo setor no Estado. Ferramenta complementada pelo aplicativo menor preço, que permite ao condutor comparar os preços praticados no Estado.

É claro, ainda há muito a avançar para facilitar a vida do cidadão, que, sem necessidade alguma, ainda amanhece na fila para acessar alguns serviços, sobretudo de saúde, como se observa diariamente país afora.

 

Sobe

Kennedy

Estudantes das escolas públicas de Presidente Kennedy realizaram mutirão de limpeza no mangue, localizado na foz do rio Itabapoana. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem, e faz parte de uma série de atividades que começaram na segunda-feira (4) e terminam no sábado (9).

 

Desce

Post infeliz

Em Itapemirim, um guarda-vidas se complicou por postagem infeliz no Facebook, na qual defende que "policial bom, é policial morto". Foi afastado das funções, provavelmente vai perder o emprego, e teve que se explicar na delegacia. Fica o alerta para quem acha que na internet, vale tudo.

 

Mas, hein?!

BR-101 capixaba alcançou posto nada honroso, com 1º, 6º e 18º pontos mais perigosos do Brasil. Pedágio já está aí, já quanto á duplicação, ninguém sabe, ninguém viu.

 

DESTAQUE. O vereador Braz Zagotto, que já foi dirigente do Estrela, fez questão de usar a faixa de campeão estadual do clube, durante a sessão de ontem, na Câmara, conquistada pelo alvinegro em 2014, para comemorar sua ascensão à primeira divisão do futebol capixaba, sacramentada no final de semana

 

Vias de FATO

Os diretores de escolas estaduais é que decidirão se suspenderão ou manterão as aulas nos turnos e dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. 

As escolas que optarem por suspender deverão apresentar à Superintendência Regional de Educação a proposta de reposição, cumprindo-se os 205 dias letivos de efetivo trabalho. 

O ex-prefeito de Vitória e ex-deputado federal Luiz Paulo Vellozo Lucas participa de bate-papo, amanhã, ás 19h00, em Cachoeiro, no restaurante original. 

O deputado estadual Rodrigo Coelho (PDT) está a cada dia mais político. Não existe adversário. Tem lado, mas conversa com todo mundo, exercitando a arte do diálogo. 

O ex-prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione (PT), está disposto a disputar vaga na Assembleia Legislativa. Tem andado muito para se viabilizar. 


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários