Remendo novo em roupa velha - Jornal Fato
Artigos

Remendo novo em roupa velha

Jesus falava da dificuldade em pregar a doutrina para o povo que tinha as raízes arraigadas e que não acolhia sua palavra


O título acima, retirado do Evangelho de São Lucas, cita a pregação de Jesus a respeito da impossibilidade de se colocar remendo novo em roupa velha, porque além de estragar a roupa, o tecido não assentaria no pano velho. Jesus falava da dificuldade em pregar a doutrina para o povo que tinha as raízes arraigadas e que não acolhia sua palavra.

E trazendo para o mundo atual, vemos a dificuldade de se adequar aos tempos, tanto no campo dos costumes, como no das ciências, da evolução enfim.  Muitos justificam que a idade dificulta as adequações decorrentes do progresso, que o tempo já passou e que o mundo pertence aos jovens. Discordo. Se Deus nos permitiu vivermos até aqui, nosso papel na sociedade é o do contexto, a alienação é desculpa para comodismo e conformismo.

Somos capazes de aprender e de nos adaptarmos, a eficácia do nosso cérebro é infinita. Se meu mundo anterior não possuía senhas, o de hoje me obriga a guarda-las na memória, até por uma questão de segurança. Aprender a usar as novas tecnologias facilita a nossa sobrevivência, e não é necessário que aprendamos tudo, apenas o essencial para nos inserirmos ao mundo. A pessoa que não está habituada ao diferente e que fica restrita ao corriqueiro, possui dificuldade de aceitar o novo. Relíquias e antiguidades estão expostas nos museus, e ser um pouco mais vivido sem perder o conexão do tempo, é uma forma sábia de se adequar aos rumos da sociedade, cada vez mais inventiva e modernizada. A alienação é desculpa de preguiça e de comodismo, que afeta todas as gerações, e que não acrescenta em nada à nossa história de vida.

Poderia citar uma lista enorme de personalidades que evoluíram com o passar dos anos, e que em idade bastante avançada, deixaram sua marca no mundo pelo pioneirismo de suas ações, por viverem inseridos no contexto e pela capacidade de inovação. Enfim um remendo a ser colocado em qualquer tecido, ou um tecido que se adapta a qualquer remendo, por agregar valor e harmonia. Jesus falava da doutrina nova que não era aceita pelos fundamentalistas da época, mas suas palavras podem ser adaptadas, seja para qual época for e para todos os contextos da vida. É uma decisão que nos dá muitas possibilidades, inclusive a de sair do marasmo e de vivermos uma vida em plenitude. Sempre, até o final do tempo de cada um.


Comentários