Resiliência - Jornal Fato
Artigos

Resiliência

Trata-se da capacidade da pessoa lidar com problemas, superar obstáculos e resistir a choques e estresses, sem depressões ou surtos


- Foto Reprodução Web

Tento desvendar porque algumas pessoas chegam aos noventa anos cheios de vida e de amor para dar, enquanto outras chegam aos sessenta só falando em aposentadoria e sem objetivos, daí encontro o termo resiliência, forte e pleno de significado. E pesquiso para entender o sentido e por acreditar na sua eficácia.

Resiliência é um conceito psicológico, mas que pertence à física. Trata-se da capacidade da pessoa lidar com problemas, superar obstáculos e resistir a choques e estresses, sem depressões ou surtos. Ser capaz de administrar as próprias emoções, o que significa não transferir para os outros problemas que são seus. Quem não administra a carga que lhe pertence, aproveita qualquer oportunidade para jogar em cima dos demais aquilo que lhe pesa.

O controle dos impulsos é outra grande prova de resiliência. No trânsito observamos quantos perdem o controle, saem xingando e esbravejando por quase nada. De vez em quando sou alvo desses predadores do trânsito e fico na minha, calada. Nego-me a envolver na neura dos outros.

Pessoas resilientes e otimistas estão sempre acreditando que as situações vão melhorar. Elas possuem fé e esperança no ser humano e na vida como um todo. No mesmo cenário que um pessimista vê trevas o otimista enxerga luz.  O otimista consegue fazer uma análise clara da situação e do ambiente conflitante e a partir daí busca as soluções, objetivamente. Um otimista despede-se rapidamente e foge de pessoas que, às claras ou por subterfúgio, lhe são hostis. O pessimista ou masoquista se mantém, teimosamente, enrolada nos conflitos acreditando que não pode mudar as situações.

Conviver harmoniosamente é uma questão de empatia. E de dar um sentido a própria vida colocando sempre objetivos a serem alcançados, sem medo de fracassar.  E confiar na própria capacidade e na autoeficácia. Enquanto temos planos para o futuro temos vida, seja lá com qualquer idade. E vamos "Tocando em frente", com Almir Sater e Renato Teixeira: "Cada um de nós compõe a sua história, cada ser em si carrega o dom de ser capaz, e ser feliz." Isso é resiliência.


Comentários