Respeito as tradições - Jornal Fato
Artigos

Respeito as tradições

Dizer que cachoeirense é bairrista é redundância...


Dizer que cachoeirense é bairrista é redundância. Existem aqueles que se mantiveram aqui, e os que foram embora, buscando melhores condições de vida - esses os maiores defensores e propagandistas da nossa cidade. O apreço que tenho por minha cidade, por sua festa e pela escolha dos Cachoeirenses Ausente e Presente, é fruto da emoção que brota do coração de quem se foi e retorna nos braços de amigos e familiares, e de quem ficou e dignifica a cidade com seu exemplo de vida. E o respeito a tradição criada, há décadas, pelo poeta Newton Braga é admirável. A Festa de Cachoeiro possui inúmeros aspectos que se distinguem, sendo que os mais tradicionais são os mais emocionantes.

As administrações públicas costumam apagar as realizações dos governos anteriores, contudo em Cachoeiro tal fato não é recorrente, a Bienal Rubem Braga é um exemplo, já passou por três administradores e cresce a cada edição. Voltando a festa e as tradições, a emoção da chegada do Cachoeirense Ausente e a recepção no bairro União, com presença de familiares, amigos, autoridades e banda de música é comovente demais. E daí segue a carreata com buzinas e algazarra até o Centro Operário, local sagrado, repleto de simbolismo e respeito as tradições. É lá que o Prefeito Municipal entrega a chave simbólica da cidade ao homenageado, e os primeiros discursos de boas vindas são proferidos.  

A Sessão Solene da Câmara Municipal, primorosamente organizada, resgata toda a vida econômica, jurídica, cultural, esportiva, social, política, enfim aqueles que movimentam a cidade e em especial os que praticam o bem. Entre todos os homenageados deste ano, destaques maiores para José Eduardo Coelho Dias - Cachoeirense Ausente, e Regina Monteiro - Cachoeirense Presente, ambos magistrais em seus discursos, e ressalto o Desembargador Sérgio Gama que não economizou elogios a cidade que lhe presenteou com o amor de sua vida. E entre todas as homenagens, o reconhecimento da cidade ao Sr. Osmar Rosa, do Grupo Princesa do Sul, cuja vida é toda dedicada em prol dos menos favorecidos. O Presidente da Câmara Alexandre Bastos discursou em nome de seus pares e fez uma perfeita retrospectiva da situação do Município, e o Prefeito Municipal Vitor Coelho foi o mensageiro das boas vindas à multidão, que se fez presente a cerimônia.

Imagino o estado de alma do nosso poeta maior, Raul Sampaio, no momento que compunha - "Meu pequeno Cachoeiro ... doce terra onde eu nasci." Exatamente o sentimento de todos.

 


Comentários