Setor produtivo ganha espaço nos planos da Prefeitura - Jornal Fato
Artigos

Setor produtivo ganha espaço nos planos da Prefeitura

Mudanças agregam ao secretariado pessoas respeitadas por suas trajetórias, iniciantes no serviço público, e, ao mesmo tempo, capacitadas tecnicamente para as tarefas que assumem


- Fotos: Divulgação

Duas alterações, dentre as várias promovidas no secretariado municipal pelo prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, chamam atenção por seu perfil voltado ao setor produtivo.

A mais óbvia delas, a recriação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), para a qual foi nomeado Dietrich Kaschner.

A outra, a definição de titular para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), agora conduzida por Victor Galvão Rabbi.

O currículo dos novos gestores faz pensar que o objetivo com suas escalações seja aproximar ainda mais a gestão de quem gera empregos e renda.

Dietrich tem longo histórico de serviços prestados na iniciativa privada. É mais lembrado pelo período como diretor-presidente da Cimef.

Instalada em Cachoeiro, é uma das maiores fabricantes de máquinas e soluções tecnológicas para o ramo de pedras naturais e uma das mais importantes empresas de metalmecânica do Brasil e América Latina.

Ele tem livre trânsito meio empresarial, particular afinidade com a indústria de rochas, além de mente voltada à tecnologia e inovação.

Se encaixa na pasta que "tem por finalidade conduzir ações governamentais voltadas à geração de trabalho, emprego e renda, ao apoio às vocações econômicas e desenvolvimento local, ao fortalecimento da cultura empreendedora, à melhoria da competitividade, à promoção do desenvolvimento econômico sustentável e do desenvolvimento rural sustentável, desenvolver ações e projetos que visam melhorar o ambiente de negócios e incentivar a ciência e a inovação".

Outro nome respeitado pelo mercado é Rabbi.

Como advogado especializado em Direito Ambiental, ajudou a licenciar projetos de grande porte no município. Entre eles, loteamentos, a ampliação da Mag Ban, a instalação do Supermercado Sempre Tem e da Suzano.

Mesmo ainda jovem, tem no currículo experiência atuando pela iniciativa privada, e a expectativa é de que contribua decisivamente para reduzir burocracias e dar dinamismo ao trâmite de projetos empresariais no município no comando da secretaria responsável pela análise e o licenciamento de projetos de edificações, a fiscalização de obras, bem como a execução de ações e de programas relativos à habitação e à mobilidade urbana.

As mudanças perpetradas pelo prefeito Victor Coelho (PSB) neste início de ano têm fito político, claro. E as que analiso hoje não se afastam completamente desse viés. Dada a importância do empresariado em qualquer eleição, tê-los por perto é sempre bom.

Entretanto, essas agregam ao secretariado pessoas respeitadas por suas trajetórias, iniciantes no serviço público, e, ao mesmo tempo, muito capacitadas tecnicamente para as tarefas que assumem, no sentido de criar um ambiente de negócios mais amigável, facilitando a vida do empreendedor, a abertura de novos negócios e a geração de empregos.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários