Sobre erros jornalísticos e Fake News - Jornal Fato
Artigos

Sobre erros jornalísticos e Fake News


"Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá"

Charles Chaplin

 

Adriano Costa Pereira, mais conhecido como Adriano Maratimba, é um dos pioneiros no jornalismo eletrônico, com seu portal maratimba.com.br, que há mais de uma década se consolida como forte veículo de comunicação no litoral sul do Espírito Santo.

Na segunda-feira, Adriano cometeu um erro. Confiou demais em uma fonte e publicou notícia que ontem se mostrou incorreta sobre o afastamento do prefeito interino de Itapemirim. É péssimo, para qualquer veículo de comunicação, quando isso acontece. Ele não é o primeiro e nem será o último.

O importante é reconhecer as falhas e corrigi-las, como fez assim que convencido de que a informação que a fonte lhe dera não era real. Cada erro é oportunidade de melhorar e aprender. É duro, mas didático, também. Claro, haverá sempre detratores. Aqueles que tratam como Fake News erros humanos, não intencionais, como ocorreu com Adriano. E há grande diferença quando a intenção é acertar de quando se pretende apenas enganar.

Adriano cometeu um erro jornalístico. É fato. Mas não incorreu em Fake News. Sua retratação comprova que seu objetivo é informar corretamente, o que tem feito o Maratimba ao longo dos anos, com muito mais acertos do que erros.

A credibilidade não se forja apenas nos acertos. A responsabilidade com a informação tem que ser maior. Admitir um erro e retratá-lo é penoso, ninguém gosta de falhar, mas, por outro lado, demonstra que a responsabilidade é com a notícia correta. E quando isso ocorre, a audiência percebe que corrigir falhas não enfraquece. Pelo contrário, torna mais forte.

HOMENAGEM. O ex-vereador José Carlos Amaral, que cumpriu seu mandato mais recente na legislatura 2013-2016 - foram oito no total -, esteve na Câmara nesta terça-feira (08) para agradecer aos vereadores pela homenagem que deu seu nome à tribuna da casa, proposta pelo vereador Brás Zagotto. Amaral lembrou histórias vividas ao longo dos seus oito mandatos e disse ser uma alegria viver um momento como este. "A Câmara tem muita história, e esta tribuna faz parte da minha vida", disse ele.

  

TURISMO. O governador Paulo Hartung nomeou Paulo Renato Fonseca Junior como secretário de Estado de Turismo. O evento foi realizado na manhã de ontem no Palácio Anchieta, em Vitória. Estavam presentes secretários de Estado, prefeitos, deputados, secretários municipais de Turismo, representantes do trade local e nacional, representantes de entidades não governamentais e de Conselhos. O secretário frisou a importância do turismo para o Espírito Santo, reforçou que é parceiro de todas as Secretarias de Governo e que quer fazer uma gestão convergente.

 

Sobe

Quase pronta

Na manhã de ontem, o prefeito Victor Coelho participou de visita à rua José Turini, no bairro Recanto, para acompanhar a conclusão da etapa de concretagem. Com os três muros prontos, a obra entra na última etapa e a expectativa é de que os veículos possam já trafegar por toda a rua dentro dos próximos dez dias", de acordo com secretário de Obras, José Santiago.

 

Desce

Rio nas ruas

Cachoeiro de Itapemirim, definitivamente, não foi talhada para receber chuvas. Cercada de morros por todos os lados, as águas, comumente transformas ruas em rios, como ocorreu ontem. Situação agravada pelo desleixo de alguns que insistem em jogar na rua o lixo que acaba por entupir bueiros a piorar a situação.

 

Mas, hein?!

Tem gente chorando pelo leite derramado após aumento do ICMS do produto em embalagens UHT. Medida beneficia a Selita e seus cooperados.

 

Vias de FATO

Em Cachoeiro, senhas para a emissão de carteira de identidade, agora, podem ser agendadas pela internet. Basta acessar agendamento.cachoeiro.es.gov.br

O presidente do Sistema Findes, Léo de Castro foi eleito vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ontem, em Brasília, para o período de 2018 a 2022. 

O presidente do próximo quadriênio é o empresário Robson Braga de Andrade, reeleito para novo mandato. A cerimônia de posse está prevista para 31 de outubro.

 Saída de Joaquim Barbosa do cenário eleitoral - anunciou que não será candidato à presidência - deixa o PSB à caça de um novo presidenciável ou aliança. 

Em encontro com empresários da Construção Civil, o governador Paulo Hartung defendeu a racionalidade política para o país discutir pautas prioritárias e retomar o crescimento.


Dayane Hemerly Repórter Jornal Fato

Comentários