Tudo encaminhado, mas nada definido - Jornal Fato
Artigos

Tudo encaminhado, mas nada definido


A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente, irão com certeza perder o futuro

Jhon Kennedy

Com o avançar do calendário eleitoral, algumas decisões importantes foram tomadas sábado, quando faltavam exatos seis meses para o pleito, prazo fatal para a desincompatibilização e filiação partidária.

Entretanto, ainda não é possível afirmar que as eleições deste ano serão a revanche de 2014 entre o governador Paulo Hartung (MDB) o seu antecessor, Renato Casagrande (PSB).

A acomodação das forças políticas em dois blocos antagônicos aponta este caminho, mas existe o fator Rose de Freitas, que trocou o MDB pelo Podemos com a disposição de se candidatar ao governo.

Rose pode agregar a oposição em torno de seu nome. Ela dialoga bem com Casagrande, que, já se especula, poderia compor chapa como candidato ao Senado.

Hartung permaneceu no governo e no MDB. Caracteristicamente, não assume, antecipadamente candidatura à reeleição. Diz que vai procurar no seu grupo algum nome que possa convergir apoios.

Existem ainda articulações em nível nacional que podem engolir tudo o que foi construído regionalmente. Isso já aconteceu no Espírito Santo em 2010, num movimento que sepultou a candidatura ao governo do então vice-governador Ricardo Ferraço, hoje senador.

Se política é como nuvem, em períodos pré-eleitorais se torna mais volátil. Até agosto, quando as candidaturas devem ser confirmadas, fica tudo encaminhado, mas nada definido.

 

 

DESTAQUE. O empresário Marcos Vivacqua atendeu a indicação do Palácio Anchieta e se filiou ao PTB. A expectativa é de que possa ter o apoio do governo no litoral sul, numa possível candidatura nas próximas eleições

 

Sobe

FATO

Nos 15 anos do mais tradicional jornal diário da região, as novidades não param. O Espírito Santo de FATO agora funciona em nova sede, na rua Pinheiro Jr., 182, ao lado do edifício Santa Rosa. As novas instalações, funcionais, dão mais conforto aos funcionários e visitantes.

 

Desce

Trânsito

Não é só pelas obras de saneamento, nem pela chuva, quando cai. O trânsito na região central de Cachoeiro está cada vez pior e o motivo é um só: a falta de incentivo para a utilização do transporte coletivo. Se aproxima o dia em que a cidade vai parar de vez.

 

Mas, hein?!

E os gelos baianos continuam a ser a principal política de trânsito em Cachoeiro.

 

Vias de FATO

Todos os serviços procuram a excelência, mas o mesmo não acontece com as de telefonia e banda larga de internet. Como dominam o mercado, o cliente que se dane.

 

Jornalistas, aos poucos, começam a perceber que a polarização política não interessa. É preciso desvendar e combater as causas dos desmandos no Brasil.

 

Figura presente na política cachoeirense nas últimas quatro décadas, o ex-vereador José Carlos Amaral (DEM) está afastado da ribalta, mas de olho em tudo que acontece.

 

Um dos principais eventos do ano começa hoje em Cachoeiro de Itapemirim, com a solenidade de abertura da Exposul Rural, no Parque de exposições.

 

Em ano eleitoral, a dúvida que fica no ar é se haverá mais bovinos, caprinos e ovinos ou pré-candidatos em exposição nos cinco dias do evento.

 

 

 

 


Dayane Hemerly Repórter Jornal Fato

Comentários