Algas invadem a praia de Itaoca em Itapemirim - Jornal Fato
Cidades

Algas invadem a praia de Itaoca em Itapemirim

Mais de 40 caminhões de algas foram recolhidos no balneário apenas na sexta-feira(15)


 

 

Mais de 40 caminhões de algas marinhas foram retirados da orla de Itaoca, em Itapemirim, na sexta-feira(15). A vegetação foi levada para aterro sanitário. O acúmulo de algas nas praias é considerado normal para a época, mas tem incomodado, por conta do forte odor, moradores e turistas que procuram o balneário.

 

Os trabalhos começaram logo nas primeiras horas da manhã com a equipe de garis da Secretaria Municipal de Administração Regional juntando as algas e formando montes. Mais tarde, duas pás carregadeiras auxiliaram na remoção e alocação do material sobre os caminhões.

 

Entretanto, como afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Leal, a medida é paliativa, visto que mais algas se instalam na areia todos os dias.

 

"Esse fenômeno não deve cessar por enquanto. Só podemos retirar o material que se encontra na areia e com o mínimo de impacto possível ao meio ambiente. Esse é um trabalho de formiguinha, que deve ser realizado com muita paciência, e compreensão da população", comenta.

 

O secretário municipal de Administração Regional, Lauromir Ferreira, a equipe vai trabalhar enquanto houver algas na areia.

 

"Vamos continuar retirando este material enquanto o fenômeno perdurar. Não há nada mais a ser feito, a não ser trabalhar na remoção e aguardar até que as algas parem de chegar na areia. Toda semana teremos uma equipe trabalhando na limpeza do litoral".

Comentários