Itapemirim promove ações e debate pelo Dia Nacional da Mulher - Jornal Fato
Cidades

Itapemirim promove ações e debate pelo Dia Nacional da Mulher

Município vai promover ações para celebrar o dia dedica às mulheres


Cláudia Santos Garcia, promotora de justiça do MPES

No último sábado (30), foi comemorado o Dia Nacional da Mulher. Por esta ocasião, o município de Itapemirim, vai promover mais uma ação voltada para conscientização dos cuidados com a saúde e segurança da mulher.

Nesta quinta-feira (03), às 13 horas, acontecerá o Encontro com o Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica contra a Mulher (NEVID) do MP/ES. As palestrantes serão as promotoras de justiça Claudia Santos e Cristiane Esteves que irão falar sobre o trabalho de prevenção mediante elaboração e execução de projetos de Políticas Públicas para as mulheres.

A violência doméstica contra a mulher é um grave problema social claramente enraizado na cultura brasileira. No Espírito Santo, principalmente, tendo em vista que o Estado integra há anos o ranking das unidades da federação líderes em assassinatos da população feminina.

Como reflexo de suas responsabilidades e diretrizes, o MP-ES criou, em 2009, o Núcleo de Enfrentamento da Violência Doméstica Contra a Mulher (Nevid). Além de trabalhar com a repressão, ou seja, a busca pela punição dos culpados, o Nevid optou por focar no trabalho de prevenção, a partir de julho de 2012, mediante a elaboração e execução de projetos de políticas públicas para as mulheres vítimas da violência doméstica e familiar - conforme o artigo 6º da Lei 11.340/2006, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha (MPES, 2014).

Já na sexta-feira (04), de 08 às 12 horas, na Casa Rosa, ocorrerá aferição de pressão, teste glicêmico, teste rápido HIV, hepatite b, sífilis, além de orientações sobre serviços prestados pelo programa saúde da mulher municipal.

Comentários