Passageiros reclamam de atraso e superlotação de ônibus - Jornal Fato
Cidades

Passageiros reclamam de atraso e superlotação de ônibus

Nesta quinta-feira (27), fiscais de transporte acompanharam os dois carros da linha de Gironda via Soturno no horário de 6h00


Os usuários dizem ainda que os ônibus estão em más condições - Foto: Divulgação

Moradores da região de Soturno e Gironda, distritos de Cachoeiro de Itapemirim, se queixam da falta ou demora dos ônibus do transporte coletivo. Quando o ônibus chega, não há mais espaço para os passageiros subirem, porque já está superlotado. 

A representante dos moradores, Juliana Richardelle Moreira, disse que as comunidades sofrem há cerca de 10 anos com o problema. "Os ônibus vivem quebrados. Não passam nos horários. Os trabalhadores chegam atrasados ao serviço sempre. Fora a superlotação", descreve.

Ela conta que a população, há um tempo atrás, fazia a reclamação somente entre eles, até que ela fez o primeiro vídeo e postou na internet. "Um ônibus de Gironda teve o pneu furado, e aí o de Soturno teve que passar lá, pegando todo mundo. Ficou muito cheio e houve atraso enorme por conta disso. A partir daí, passamos a ligar para a Agersa (agência reguladora do serviço), para fazer as reclamações".

Juliana ainda diz que na segunda, terça e quarta-feira desta semana, um único veículo cumpriu três horários, o que tornou impossível. "É um desrespeito gigante conosco. Os ônibus estão em péssimas condições. Isso quando passam. Quebram por falta de manutenção. Os motoristas e cobradores também sofrem, porque têm que ouvir as reclamações", menciona.

Além da superlotação, as portas também já apresentaram defeitos e não fechavam. "Gravei vídeo em que andamos uns dois minutos com as portas abertas porque elas estavam com problemas. Nós pagamos por este serviço, mas não temos qualidade e nenhuma segurança. Nossas vidas correm sérios riscos com estes coletivos que nem deveriam estar circulando", desabafa.

A viação Costa Sul esclareceu que todos os horários são monitorados pela Agersa em tempo real e afirma que não há registros de desfalque. Quanto à superlotação, a empresa aconselha que os passageiros façam sempre as reclamações ao órgão regulador.

"Não saberemos se há superlotação se o passageiro não fizer essa reclamação na Agersa, que por sua vez irá nos cobrar caso isso realmente aconteça. Se precisar, devemos adicionar linhas extras. Em relação a atrasos, quando acontece, a Agersa notifica as empresas e, se a justificativa não for válida, elas são multadas".

 

Agersa diz que só recebeu reclamações nesta semana

A Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) diz que apenas na terça-feira recebeu reclamações - cinco no mesmo dia - sobre superlotação na linha de Gironda via Soturno, embora os moradores relatem problemas recorrentes.

"Após o registro de uma reclamação, a Agersa necessita de tempo hábil para fazer a análise do ocorrido, tomar as providências necessárias perante a empresa concessionária e dar retorno aos usuários', explica em nota.

Ontem, fiscais de transporte acompanharam os dois carros da linha de Gironda via Soturno no horário de 6h00 e continuarão a fiscalização por alguns dias para identificar se o fato foi caso isolado ou se é fato recorrente no horário da linha.

"Após a finalização do estudo, a Agersa tomará as providências necessárias, que poderão ser notificação ou autuação à empresa concessionária responsável pelo serviço. Por meio da Ouvidoria, também entrará em contato com os usuários reclamantes informando o resultado do estudo e possíveis mudanças".

 

Comentários