Biblioteca Municipal de Cachoeiro muda de endereço - Jornal Fato
Cidades

Biblioteca Municipal de Cachoeiro muda de endereço

Os serviços de pesquisa, novos empréstimos e recebimento de doações de livros estão suspensos


Alteração é necessária para a reforma da Casa da Memória, que a abriga. Obras no imóvel começam em setembro - Foto: PMCI

Em função da restauração da Casa da Memória, nos próximos meses, a Biblioteca Pública Municipal Major Walter dos Santos Paiva está de mudança para outro endereço na região central de Cachoeiro de Itapemirim: o antigo Clube Ita, na rua Ruy Barbosa.

Como os preparativos para a transferência já começaram, os serviços de pesquisa, novos empréstimos e recebimento de doações de livros estão suspensos, e a devolução de exemplares emprestados deve ser feita até o dia 6 de setembro, ainda na Casa da Memória, das 8h às 17h.

A previsão é de que a biblioteca retome as atividades de empréstimos de livros no novo endereço na segunda quinzena de setembro. Já o serviço de pesquisa continuará suspenso até que o acervo possa retornar para a Casa da Memória, com o fim da restauração.

"Conseguimos um bom lugar no Centro para alojarmos o acervo durante a obra. Assim, vamos continuar oferecendo um acesso facilitado aos usuários. Essa reforma é muito importante por se tratar de um patrimônio histórico e cultural do município, e pelos ganhos que trará para as condições de manutenção do acervo da biblioteca e para a garantia de mais conforto aos leitores e visitantes", avalia a coordenadora da Biblioteca Municipal, Marcela Amistá.

Na restauração do imóvel, que inclui a recuperação de toda a estrutura do telhado, serão investidos R$177 mil. O serviço será feito por empresa contratada por licitação e deve começar ainda em setembro.

 

Acervo

A Biblioteca Pública Municipal de Cachoeiro tem um acervo de aproximadamente 15 mil exemplares, para pesquisa e empréstimo, incluindo clássicos da literatura brasileira e estrangeira (adulta e infantojuvenil), lançamentos e sucessos contemporâneos, obras de autores capixabas e livros didáticos (níveis fundamental, médio e superior).

O acervo também é composto de obras em formatos acessíveis, para portadores de deficiência visual. Em braile, há opções que variam desde a Bíblia Sagrada até infatojuvenis, como "Poemas de João Proteti". Também há CDs de audiolivros, entre os quais estão incluídos títulos como "Feliz Ano Velho", clássico relato autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, "Querido John", bestseller de Nicholas Sparks, e livros didáticos na área de Direito.

Atendimento provisório da Biblioteca Pública Municipal (a partir da segunda quinzena de setembro): Rua Ruy Barbosa, 78 - Centro (próximo ao Conservatório de Música de Cachoeiro), das 8h às 17h.

Comentários