Confira a programação da Festa de São José de Anchieta - Jornal Fato
Cidades

Confira a programação da Festa de São José de Anchieta

José de Anchieta morreu no ano de 1597 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II e posteriormente canonizado pelo Papa Francisco em 2014.


Em meio as comemorações da Festa Nacional de São José de Anchieta, existe uma data que ganha destaque: o dia do Padroeiro do Brasil, 09 de junho. E para celebrar o dia de São José de Anchieta, atividades em homenagem ao Santo acontecem durante a Festa Nacional de São José de Anchieta. O evento segue também no domingo (10).

Nesta quinta (07), o Museu Nacional São José de Anchieta será palco da apresentação do Maestro Luiz, Camerata Yahewshammar, com Operetas de Mozart no Santuário, às 20h30.

Na sexta-feira (08), o Espaço Gastronômico, que fica na subida do Santuário, será aberto com show da Banda Sambolada, às 20h30. Às 22 horas, acontece o show com a banda Rosa de Saron, no Adro do Santuário, e às 0h show com Flávia Mendonça no Espaço Gastronômico.

O sábado (09), dia de São José de Anchieta, está repleto de programações religiosas, culturais e shows. O destaque do dia será a transferência da capital Espírito Santo, de Vitória para Anchieta, por um dia. A solenidade acontece às 13 horas, no Centro Cultural Thiago Bezerra Leite.

Outro momento importante do dia é a Missa Solene em honra a São José de Anchieta, que acontece às 16 horas, no Adro do Santuário. No domingo (10), as festividades continuam com programações esportivas e culturais.

Quem foi São José de Anchieta?

São José de Anchieta nasceu em San Cristoban de Laguna, nas Ilhas Canarias, localidade pertencente a Portugal. Em 1553, foi encaminhado a missões em terras brasileiras e nomeado como segundo Governador Geral do Brasil.

Por ser Padre, na época, e ter um cargo alto na instituição, São José de Anchieta percorria diversos lugares na época, foi responsável pela criação da cidade de São Paulo e do município de Anchieta. Originalmente, "Os Passos de Anchieta" partia da cidade de São Paulo, antiga São Paulo do Piratininga, com fim da cidade de Olinda, em Pernambuco.

Completados 24 anos em terras brasileiras, ele é designado provincial, o mais alto cargo da Companhia de Jesus no Brasil. José de Anchieta tinha a função de administrar os colégios jesuítas e viajava para diversas cidades, que já existiam naquela época e depois de liberado de suas funções evangelizadoras, escolheu viver seus últimos anos de vida na Vila de Reritiba, atual Anchieta.

O Jesuíta era o responsável pelo Colégio São Tiago, na Vila de Nossa Senhora de Vitória, e por esse motivo fazia quinzenalmente o trajeto de Vitória até Anchieta. O Colégio administrado pelo Padre foi transformado em Palácio Anchieta e hoje é sede do Governo do Estado.

José de Anchieta morreu no ano de 1597 e foi beatificado pelo Papa João Paulo II e posteriormente canonizado pelo Papa Francisco em 2014.

Atribuem-se ao santo feitos prodigiosos neste caminho, como abrir poços batendo com uma vara no solo, conversar com onças ou convocar as gaivotas para sombrear o sol abrasador nas andanças que fazia, vergado por uma tuberculose óssea que lhe deixava corcunda ainda na mocidade.

Primeiro mestre do Brasil, o beato foi também o precursor das artes cênicas brasileiras, doutrinando os nativos por meio dos autos teatrais, professor, autor de uma gramática tupi que visava facilitar o entendimento da língua dos índios e a transmissão da doutrina católica, e cientista que se aplicava em estudos da fisiologia dos animais.

Era conhecido como pai dos nativos, pois São José de Anchieta os considerava desassistidos, por viverem alheios ao cristianismo. Em suas vindas de Reritiba, que os historiadores relatam se realizarem em inacreditáveis dois dias, costumava pernoitar nas Vilas de Guarapari, Ponta da Fruta ou Vila Velha, na ermida da Penha (hoje Convento da Penha). Os registros históricos o relatam como um andarilho lépido que caminhava a frente dos robustos guerreiros que o acompanhavam. Por conta disso, recebeu o nome indígena de Abara-Bebe ou Carai-Bebe (santo voador ou homem-voador), devido à rapidez com que caminhava.

Serviço:

Festa Nacional de São José de Anchieta

Data: até domingo (10)

Local: Santuário Nacional de São José de Anchieta, Anchieta

Entrada Gratuita

Mais informações: http://santuariodeanchieta.com/

Descubra Anchieta: http://descubraoespiritosanto.es.gov.br/pt/cidade/anchieta.html

 

Confira a programação:

07/06 Quinta-feira

20h30 - Maestro Luiz, Camerata Yahewshammar com Operetas de Mozart no Santuário

08/06 Sexta-feira

20h30 - Abertura do Espaço Gastronômico (Subida do Santuário) com Show com da Banda Sambolada

22h00 - Show com a banda Rosa de Saron no Adro do Santuário

00h00 - Show com Flávia Mendonça no Espaço Gastronômico (Subida do Santuário)

09/06 Sábado | Dia de São José de Anchieta

07h00 - Descida Ecológica do Rio Benevente, saída das Ruínas do Rio Salinas e chegada Mercado de Peixe

13h00 - solenidade de transferência da capital do Espírito Santo para Anchieta

15h00 - Chegada da Imagem de São José de Anchieta vinda do Rio Benevente pela escadaria Jacinto Matos ao Santuário

15h00 - Acolhida dos ciclistas da Missão Jesuítas 24 Horas no Santuário

16h00 - Missa Solene a São José de Anchieta no Adro do Santuário, transmitida nacionalmente Ao Vivo pela Rede Século 21

18h00 - Apresentação Teatral "Auto da Assunção" pela comunidade de Mãe-Bá no Adro do Santuário

19h00 - Abertura do Espaço Gastronômico (Subida do Santuário)

22h00 - Show com a Banda Mary Di no Espaço Gastronômico (Subida do Santuário)

00h00 - Show com a Banda Gang Lex no Espaço Gastronômico (Subida do Santuário)

10/06 Domingo

06h00 - Desafio de Ciclismo São José de Anchieta, de Vitória a Anchieta

07h00 - Meia Maratona São José de Anchieta, de Ubu a Anchieta

13h30 - Finais do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Anchieta

14h00 - Abertura do Espaço Gastronômico (Subida do Santuário), com Roda de Samba

14h00 - Show com Grupo Samba Bom no Espaço Gastronômico (Subida do Santuário)

16h00 - Show com Banda Pele Morena no Espaço Gastronômico (Subida do Santuário)

20h00 - Show com Banda Musical Prateado no Espaço Gastronômico (Subida do Santuário)

22h00 - Show com Banda Cadillac de Luxo no Espaço Gastronômico (Subida do Santuário)

Comentários