Faixa exclusiva para ônibus no Guandu - Jornal Fato
Cidades

Faixa exclusiva para ônibus no Guandu

Com a mudança na Rua Bernardo Horta, os veículos que desrespeitarem a marcação na pista poderão ser multados


Foto: PMCI

O município de Cachoeiro de Itapemirim passou a contar com o primeiro corredor exclusivo para ônibus, que começou a funcionar ontem na Rua Bernardo Horta, bairro Guandu, uma das vias mais movimentadas da cidade.

No local já havia um corredor prioritário para ônibus.

A partir da implantação do corredor exclusivo, comete infração grave qualquer veículo em movimento fora da área quadriculada ou mesmo parado. O motorista perde cinco pontos na CNH, e a multa é de R$ 127,69.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), a medida tem base em proposta prevista no Plano Municipal de Mobilidade e é adotada em grandes cidades do Brasil e de outros países.

Visualmente, o novo corredor tem o acréscimo de uma estreita faixa azul, que caracteriza a restrição, e, nas proximidades da rua adjacente, a Mário Pires, a marca branca quadriculada, inédita no trânsito da cidade. Essas marcas indicam área de cruzamento por cima de faixa exclusiva.

"Estamos aguardando a realização dos testes no trânsito previstos para as proximidades da (igreja Nossa Senhora da) Consolação para anunciar mais novidades para essa região, muito importante para a economia do município e de grande movimento", destaca Jonei Petri, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.

A priorização do Transporte Público é uma exigência da Lei Federal de Mobilidade Urbana. A previsão da prefeitura é de que este segundo semestre tenha instalação de outras faixas para ônibus, prioritárias.

Comentários