Feira da Bondade tem serviços de saúde - Jornal Fato
Cidades

Feira da Bondade tem serviços de saúde

Serviços gratuitos na área de saúde, atendimento a vítimas de violência doméstica, coleta de sangue para doação e cadastro de doadores de medula óssea também integram a 35ª Feira da Bondade de Cachoeiro


Serviços gratuitos na área de saúde, atendimento a vítimas de violência doméstica, coleta de sangue para doação e cadastro de doadores de medula óssea também integram a 35ª Feira da Bondade de Cachoeiro, maior evento filantrópico do sul capixaba, que a prefeitura realiza neste fim de semana, no Parque de Exposições da cidade.

Em parceria com os clubes Rotary Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro Sudeste e
Cachoeiro Sudeste - Atílio Vivacqua, o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) participará do evento, sábado e domingo, para coletar sangue e cadastrar doadores de medula. 

A ação, que coincide com a comemoração do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, também visa desmistificar o processo de doação de medula, que ainda enfrenta resistência, aumentando a fila de espera de pacientes por um transplante.

O processo é simples: após cadastro do voluntário, uma pequena quantidade de sangue será analisada, para identificação da compatibilidade com pessoas que aguardam as doações. Também é importante ressaltar que a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias. 

Vacinação conta hepatite B

Também estará presente no evento a van do Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que realizará vacinação contra a hepatite B e testes para detectar as hepatites dos tipos B e C e sífilis. 

A vacinação é para todas as faixas etárias. No sábado, o atendimento será das 10h às 17h e no domingo, das 10h às 12h. É necessário apresentar o cartão de vacinas e o do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviços de saúde também serão oferecidos por alunos e coordenadores da faculdade Multivix. Aferição de pressão, teste de glicose, limpeza de pele e orientação psicológica e jurídica. 

Ônibus Rosa

Outro veículo de atendimento volante que prestará serviços no Parque de Exposições, no sábado, das 10h às 17h, é o Ônibus Rosa. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Rotary Club de Cachoeiro de Itapemirim Princesa do Sul, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comvides).

No veículo, mulheres vítimas deste tipo de violência terão atendimento de psicólogas e orientações sobre os procedimentos necessários. A equipe do ônibus também fará palestras e distribuição de cartilhas e panfletos sobre o tema. 

"Nossa intenção é acolher mulheres que sofram com este problema e também alertar para a situação deste tipo de violência que cresce muito em nosso país. Vamos orientar sobre os procedimentos e medidas que devem ser tomadas pelas agredidas e alertar a população sobre a prevenção dessa situação", comenta a psicóloga e presidente do Rotary Club de Cachoeiro Princesa do Sul, Cristina Pacífico.

 

Comentários