Impasse sobre pronto-atendimento continua - Jornal Fato
Cidades

Impasse sobre pronto-atendimento continua

Secretário de saúde anunciou acordo que garantiria o funcionamento até abri, mas hospital mantenedor ainda não decidiu


A definição sobre o fechamento ou não do Pronto Socorro do Antigo Hospital Santa Helena deve sair na próxima sexta-feira (15), dia em que o conselho deliberativo do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, mantenedor do local, se reúne para avaliar proposta apresentada ontem por municípios do litoral sul, que utilizam os serviços. Caso a oferta financeira não seja aceita, o atendimento será encerrado no dia 26 de dezembro.

 

O secretário municipal de Saúde de Itapemirim, Júlio césar Carneiro chegou a anunciar, logo após a reunião, que o impasse estaria resolvido garantido o funcionamento pelo menos ateá abril, algo que, em nota, o Heci negou.

 

Segundo o secretário de Itapemirim, no encontro de ontem, que teve a participação de representantes do Governo do Estado, os municípios atendidos pelo hospital (Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy) se comprometeram a realizar novos repasses financeiros - o valor não foi divulgado -  para garantir o pleno funcionamento do Pronto Atendimento e a ampliação do serviço prestado.

 

Os repasses, afirma ele, serão feitos em quatro parcelas, e deveriam garantir o atendimento até abril de 2018. Já em janeiro, um novo encontro vai discutir sobre o que será feito durante o restante do ano.

 

"Tomamos a iniciativa de procurar o Governo do Estado na semana passada para que, juntos, encontrássemos solução para o problema que o hospital enfrenta. Nos colocamos à disposição, inclusive financeiramente, para garantir que o Pronto Atendimento do Heci Itapemirim não fechasse, apesar de termos realizado todos os repasses que havíamos nos comprometido", explica o secretário de Saúde de Itapemirim.

 

Confira a nota do Heci

 

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) comunica a todos os interessados que até a presente data não houve qualquer acordo com o Governo do Estado e Prefeituras para manutenção dos serviços de pronto socorro do Hospital Litoral Sul. O que realmente existe é uma proposta que será analisada na próxima sexta-feira, dia 15 do corrente mês, pelo Conselho Deliberativo do Hospital.

Comentários