Itapemirim resgata antigas brincadeiras de criança - Jornal Fato
Cidades

Itapemirim resgata antigas brincadeiras de criança

Ação integrada de secretarias de Saúde, Educação e Ação social promove atividades lúdicas e pedagógicas na Praça da Vila


Brincadeiras de antigamente movimentaram na manhã desta quinta-feira (20) a Praça Domingos José Martins, em Itapemirim. Trata-se de estratégia pedagógica para levar crianças e adolescentes a atividades ao ar livre, com grande demanda de energia, longe das telas das TVs e celulares.

Chamado de "Praça Brincante", a ação é desenvolvida em parceria pelas secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social. Segundo o secretário de Saúde Júlio César Carneiro, as ações das crianças são em sua maioria reflexo das dos pais. Ele recomenda que estes também devem aderir às brincadeiras com os filhos em casa.

A abertura do evento foi realizada pela Corporação Musical Luciano Leal da Cunha (Comullc) da escola Anacleto Jacinto Ribeiro, sob a regência do maestro Glauber de Menezes e direção de Ruth Machado.

Saiu de frente da secretaria de Saúde, escoltada pela Guarda Municipal, que redirecionava o fluxo dos veículos, enquanto a banda percorria as ruas da Vila até chegar em frente à prefeitura, onde executou duas músicas e, então, seguiu para a Praça Domingos José Martins.

A diretora do Centro de Referência da Infância e Adolescência (Cria) Malvina Oliveira Lino Ramos diz que ação semelhante para outubro, em alusão ao dia das crianças.

O evento teve, ainda, palestras dinâmicas com oftalmologista Saulo Pereira e com a fisioterapeuta Ana Maria. Também foram realizados exames do ouvido externo com a fonoaudióloga Caroline. Ao final, houve distribuição de picolé, pipoca e algodão-doce para a garotada repor as energias antes de ir para casa.

Comentários