Sul do Espírito Santo recebe 4 alertas do Inmet nesta quinta (28) - Jornal Fato
Cidades

Sul do Espírito Santo recebe 4 alertas do Inmet nesta quinta (28)

Os avisos são de declínio de temperatura, chuvas intensas, tempestade e ventos costeiros


- Foto: Ilustrativa.

O Sul do Espírito Santo recebeu nesta quinta-feira (28), quatro alertas (três amarelos e um laranja) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os avisos são de declínio de temperatura, chuvas intensas, tempestade e ventos costeiros. Em alguns municípios pode ocorrer queda de granizo.

Declínio de temperatura

Com início à meia noite de hoje, o alerta de declínio de temperatura segue até às 23h59 do mesmo dia. Neste período, o Inmet prevê uma queda de 3ºC e 5ºC nas temperaturas dos municípios do Sul do Estado. A queda brusca de temperatura gera um leve risco à saúde.

Municípios da região Central do Espírito Santo também receberam o alerta.

 

Tempestade

A alerta de perigo potencial de tempestade, que teve início às 9h18 de hoje, é válido até às 10h desta sexta-feira (29). A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Municípios das regiões Central, Noroeste e Litoral Norte do Espírito Santo também receberam o alerta.

 

Chuvas intensas

No extremo Sul do Estado, o aviso de perigo potencial é chuvas intensas. A previsão de chuva também é entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Contudo, não há previsão de queda de granizo. Também existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

Ventos costeiros

Também foi emitido um alerta de perigo para ventos costeiros, abrangendo todo o litoral capixaba.

O INMET publicou o aviso iniciando hoje às 9h48 até às 10h de amanhã, com intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.

 

Orientações

O Inmet instrui que em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Pede também que evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Qualquer emergência obtenha mais informações junto à Defesa Civil, no telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

 

 

 

Comentários