Vacinação contra raiva em 41 bairros de Cachoeiro - Jornal Fato
Cidades

Vacinação contra raiva em 41 bairros de Cachoeiro

A primeira será neste sábado (15), das 8h às 16h


Foto: Divulgação/PMCI

Neste ano, a campanha de vacinação contra a raiva animal na sede de Cachoeiro de Itapemirim será realizada em duas etapas pela Secretaria de Saúde (Semus). A primeira será neste sábado (15), das 8h às 16h.

Destinadas a cães e gatos acima de três meses de idade, as doses estarão disponíveis em 41 bairros, em escolas, unidades de saúde, quadras esportivas e associações de moradores, dentre outros locais nos quais campanhas anteriores já foram realizadas. 

A ação ocorrerá no Abelardo Machado, Alto Amarelo, Alto Independência, Alto Novo Parque, Alto União, Álvaro Tavares, Amaral, Amarelo, Aquidaban, Arariguaba, Baiminas, Basileia, Bela Vista, Bom Pastor, Campo Leopoldina, Centro, Coronel Borges, Costa e Silva, Fé e Raça, Ferroviários e Gilberto Machado.

Guandu, Ibitiquara, Ilha da Luz, Independência, Monte Belo, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora de Fátima, Novo Parque, Paraíso, Recanto, Rubem Braga, Santa Cecília, Santa Helena, São Geraldo, São Luiz Gonzaga, Sumaré, União e Village da Luz também fazem parte da macrorregião atendida pelas equipes da campanha no sábado (15).

O proprietário ou responsável deverá levar o cartão de vacinas do animal. Caso não possua o documento, porém, um novo comprovante será fornecido no local.

Mais 29 bairros

Prevista para o próximo dia 22, a segunda fase de imunização na cidade alcançará mais 29 bairros, de outra macrorregião. Até o fim deste mês, a meta da Vigilância Ambiental - que coordena a campanha em Cachoeiro - é imunizar 30 mil animais. 

No interior, já foram atendidos o distrito de Burarama e as comunidades de Monte Alegre e Pedra Lisa, ambas no distrito de Pacotuba. O atendimento à maior parte dos distritos vai se concentrar em 29 de setembro, das 8h às 12h. 

A vacina também está sempre disponível na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que fica no bairro Aeroporto, na rodovia Cachoeiro-Muqui. Esse atendimento, que é gratuito, é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.

Prevenção

A raiva é uma doença grave e infecciosa, causada por vírus, e transmitida somente por animais mamíferos, geralmente através da mordida ou arranhões. Leva à morte tanto os bichos quanto a pessoa contaminada. A vacina é a única forma de prevenir o contágio.

Comentários