Consumo consciente - Jornal Fato
Colunistas

Consumo consciente


O fim de ano está chegando...

 

E com ele chega também as festas e comemorações, amigo X....

 

E o consumo por impulso, gerando compras desnecessárias e endividamento a população em geral.

 

Precisamos consumir mais consciente, de acordo com a real necessidade e de acordo com o nosso orçamento financeiro.

 

Não é esse texto um desestímulo ao comércio e seu desenvolvimento, pelo contrário, do que adianta vender e não receber? Comprar e não ter como pagar depois?

 

Participei, na semana anterior, do mutirão de negociação de dívida e pude vivenciar várias situações em que pessoas de bem que por motivos infortúnios o impediram de manter suas contas em dia. Mas também acompanhamos muitas pessoas que não sabem ou não foram ensinadas a organizar seu orçamento financeiro.

 

Nosso papel foi de orientar em uma conversa descontraída com linguagem simples, falando da importância em anotar seus gastos para que saibam o quanto realmente tem para gastar, consumir ou se tem naquele mês, vale apena esperar mais um pouco e consumir pagando a vista com desconto.

 

Mas, houve casos em que a pessoa já estava ansiosa em liberar seu nome, ou melhor, seu poder de compra para se endividar novamente e aguardar novamente o próximo mutirão de renegociação?

 

A palavra de Deus nos orienta e adverte a não andarmos ansiosos. "Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? (Mateus6.25)


Comentários