De ensinador a professor - Jornal Fato
Colunistas

De ensinador a professor


 

 

"Não existe saber mais ou saber menos: há saberes diferentes", Paulo Freire

 

Uma vez me disseram que ser professor é uma missão. Concordo. É um sacerdócio. Um estilo de vida, porque, o professor, atua vinte e quatro horas nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano - com alguns delírios de sobre férias.

Acho que não me enquadro nos padrões estabelecidos pelo sistema "único" de ensino. Sou um ensinador e deveria ter um dia para isso também. Estou abaixo do que eu acho (eu e meus achismos) que um professor com "P" maiúsculo deve ser, mas consigo passar a mensagem.

Gostei da citação no site da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo (Sedu) sobre o professor: "Aos olhos de muitos, ele é o herói da educação, um profissional que se dedica à construção de uma educação de qualidade para milhões de pessoas. (...) dedicação, comprometimento e amor pela profissão são algumas características que impulsionam os profissionais para se reinventarem todos os dias".

Muitos que não conhecem ou são curiosos quanto ao ofício já viram e até emocionaram-se com películas como: "Ao Mestre Com Carinho", "Um Diretor Contra Todos", "Sociedade dos Poetas Mortos" ou "Uma Mente Brilhante". Particularmente prefiro "A Escola de Rock", mas estes outros estão entre os meus favoritos.

Sonho em me tornar um Professor. Dar um passo a mais. Ser quem inspira as crianças, jovens, adultos e idosos a não desistirem nunca de seus sonhos. Ser, além de ensinador, um formador de todos os ofícios.

 

Classificação

Uma nova poesia será participante do Festival Newton Braga de Poesia Falada: "Poema da Voz", de Marcus Vinícius Soares da Costa, será interpretado por Clayton Estefanato de França.

 

O processo

É difícil ser razoável quando tem gente que tenta atropelar o processo. Para chegar a ser ruim é preciso um caminho árduo e longo. Há os que possuem talento desde pequeno, outros adquirem com a prática, agora Plágio? Prefiro os textos medíocres, cochas de retalhos, superficiais e etc... como os meus. Eles saíram e fazem parte de mim e de mais ninguém.

 

Psicanálise

Turma do polo Cachoeiro da Escola Freudiana de Vitória terá seminário sobre Teoria Geral das Neuroses, neste sábado, às 9h, no CFC Cursos, no bairro Independência.

 

Pós

O Centro Reviver de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas (Crepad), em Parceria com a CFC Cursos, realiza, no próximo sábado (17), o segundo encontro da turma de pós-graduação em Saúde Mental e Dependência Química.

 

Curtas!

+ Nesta semana dos professores todas as homenagens são poucas para minha esposa, Roberta Lopes, e minha mãe, Celedyr Argeu Moraes.

+ Um grande abraço a todos os amigos e meus queridos e inesquecíveis professores (principalmente os do curso de Letras).

+ Até.


Comentários