De Fato - Jornal Fato
Colunistas

De Fato


DESTAQUE. A Unimed Sul Capixaba será homenageada hoje em São Paulo, durante o Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios por conta de duas realizações em especial: a inauguração do Centro de Tratamento Oncológico da cooperativa, em Cachoeiro de Itapemirim, e o Espaço Viver Bem, que completa um ano de existência neste mês.  O lançamento oficial da Unimed Oncologia aconteceu na última semana

 

O descontentamento é o primeiro passo no progresso de um homem ou de uma nação

Oscar Wilde

 

Penta

O prefeito de Itapemirim, Luciano de Paiva (Pros), não está na lista da Odebrecht, mas, se estivesse, penta seria um bom codinome, pois cinco foram os seus afastamentos em menos de um quinquênio de mandato.

Luciano não está na lista que abalou o status quo do país inteiro. Tem seus próprios escândalos, mas seus 97 processos não o abalam.

Sabe que mais cedo ou mais tarde retornará ao cargo, como nas outras vezes.

Suas teses de defesa, embora não surtam efeito nos tribunais capixabas, são muito bem recebidas pelo ministro Ricardo Lewandowiski, que costuma relatar os seus processos.

As recorrentes reconduções de Luciano ao cargo parecem ir contra a faxina geral que passa a limpo a política e os políticos no Brasil.

Seu prestígio parece continuar intacto junto à população, que o reelegeu no ano passado, mesmo após os quatro primeiros afastamentos.

Se o eleitorado de Itapemirim puder ser tirado como parâmetro para o eleitorado brasileiro, muitos dos políticos que aparecem na lista do Fachin também devem integrar a lista de eleitos de 2018.

 

Sobe

PDT

O PDT deu demonstração de prestígio ao conseguir trazer a Cachoeiro de Itapemirim o presidenciável Ciro Gomes, um dos poucos nomes de políticos tradicionais e que recentemente estiveram no poder não atingidos pelas delações premiadas na Operação Lava Jato. Ele é muito mais do que isso, mas, nas circunstâncias atuais, apenas isso já é um feito.

 

Desce

Sangria

A boa vontade dos parlamentares - deputados, senadores e vereadores de municípios da região - é grande, mas, até quando a Santa Casa Cachoeiro vai depender de suas emendas e lobbies para, precariamente, sobreviver?É preciso estancar a sangria no hospital de trauma cada vez mais sufocado pelo aumento da violência e dos acidentes.

 

Mas, hein?!

A Casa do Cidadão continua, precariamente, no mesmo lugar, apesar de vários anúncios de mudança de endereço. Agora, são aqueles que precisam passar a noite na fila para tirar a identidade que querem mandar os políticos para aquele lugar. 

 

Vias de FATO

O vereador Higner Mansur (PSB) diz que ajuda de custo aos secretários proposta pela Prefeitura é inconstitucional e que votará contra.

 

Além disso, alega, é preciso primeiro resolver as defasadas tabelas dos servidores da prefeitura que estão defasadas, com muitos cargos abaixo do salário mínimo.

 

No dia 13 de maio - abolição da escravatura - será comemorado o "Raiar da Liberdade" na comunidade quilombola de Monte Alegre. Mas não dá para comemorar muito.

 

A estrada de acesso à comunidade está ruim e o transporte coletivo disponibiliza apenas um ônibus de manhã e outro a tarde, segundo o vereador Sebastião Buiu (PP).

 

O problema das filas noturnas não se restringe à Casa do Cidadão. Segundo o vereador Alexon Cipriano (PROS) nos postos de saúde isso também ocorre.


Comentários