Mansur quer entrar no jogo por cima - Jornal Fato
Colunistas

Mansur quer entrar no jogo por cima


Cachoeiro ajudou a eleger três deputados estaduais, dando a cada um deles a maior parte dos votos que tiveram por município, no último pleito: Theodorico Ferraço (DEM), Rodrigo Coelho (PT) e Marcos Mansur (PSDB).

 

Todos cogitam disputar a Prefeitura Municipal, com mais ou menos chance ou plausibilidade.

 

Nas próximas edições, a coluna vai se dedicar a analisar a movimentação de cada um deles na montagem do tabuleiro eleitoral de Cachoeiro para o ano que vem, no qual serão peças fundamentais.

 

A começar por Marcos Mansur, atualmente quem mais se mexe. Sua cartada principal é a visita, que articula, do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) a Cachoeiro, em maio ou junho. Se realmente conseguir, entra no jogo por cima.

 

Com o desgaste do PT em nível nacional e local, a vinda do candidato à presidência mais votado no Estado tem tudo para ser sucesso. Em Cachoeiro, Aécio teve 62% dos votos válidos contra 38% da presidente Dilma Rousseff.

 

Além disso, Mansur faz outras articulações de candidato, com reuniões e sondagens ainda incipientes, mas necessárias para quem precisa formar grupo ou se inserir em algum. Hoje é tucano que voa sozinho.

 

Embora tenha apoiado a reeleição de Carlos Casteglione (PT), se afastou dele, politicamente, logo depois do pleito. Agora, também quer surfar na onda de antipetismo, o que o aproxima de outro deputado, Theodorico Ferraço (DEM).

 

Embora não sejam exatamente aliados, tucano e demista não devem se confrontar nas urnas. Ao menos não diretamente. Não em Cachoeiro.

 

Recomeço a partir deste ponto, amanhã.

 

 

Sobe

Cachoeiro

Num estado em que 40% dos municípios não têm saneamento básico adequado, Cachoeiro é um oásis. Mais de 95% dos imóveis são atendidos com o serviço de esgotamento sanitário. A média nacional é de menos de 40%, segundo o Ministério das Cidades.

 

Desce

Criminalidade

Há tempos Cachoeiro de Itapemirim não é mais uma cidade pacata. Entretanto, nos últimos tempos, a coisa piorou de vez. A tentativa de sequestro de uma enfermeira, em seu carro, no centro da cidade e à luz do dia aumentou a sensação de insegurança da população.

 

Mais hein?!

No mundo virtual, todo mundo tem a solução para todos problemas. O problema é a realidade.

 

Vias de FATO

O deputado Rodrigo Coelho (por enquanto no PT) apresentou 16 emendas ao projeto que institui o programa Escola Viva, no Espírito Santo.

 

Em Itapemirim, parece ser questão de tempo a cassação do mandato do prefeito afastado Luciano de Paiva (PSB). A Câmara já se movimenta.

 

Em Marataízes, também está em curso a Comissão Processante para dar o golpe de misericórdia no prefeito afastado Jander Vidal (PSDB).

 

Em Presidente Kennedy, cobram da prefeita Amanda Quinta a solução em dois anos e meio de mandato de problemas que vêm desde a fundação do município.

 

Em Vitória, o governador Paulo Hartung (PMDB) continua a se reunir com segmentos sociais. Diz, sempre, que há de se comer muito sal, ainda.


Comentários