No fio do Bigode - Jornal Fato
Colunistas

No fio do Bigode


Era essa uma expressão bastante usada pelos mais antigos....

 

Não quero aqui ofender ninguém, pela idade, não me levem a mal.

 

Mas muita coisa mudou com o passar do tempo, para, pelo menos, a maioria das pessoas, pois hoje em dia é mais comum encontrar quem não cumprem o que diz do que o contrário.

 

Bem, voltando ao início temos que explicar e deixar claro a expressão intitulada nesse texto.  "No fio do bigode" trata-se de como eram feitas as promessas antigamente, bastava prometer que seria realizado, mesmo que só na palavra, não se fazia necessário, como é hoje: ter que contratar um bom advogado para amarrar nas cláusulas contratuais o adimplemento da obrigação, a um bem ou a um avalista ou fiador, pois se for feito ainda que no papel, tem que se atentar para a segurança jurídica com testemunhas e ainda registrado em cartório ou com firma reconhecida e mesmo assim tem grande chance de enfrentar problemas futuros no âmbito legal para ver cumprida a obrigação pactuada.

 

Ao passo que noutra época poderia realizar negócios simplesmente com a palavra empenhada, ou seja, pelo fio do bigode!

 

Hoje em dia existem inúmeros processos que se arrastam na justiça, pessoas da mesma família que não se falam mais e amizades e relacionamentos rompidos tudo pelo mesmo motivo de que a palavra dada não fora de fato cumprida. Da mesma forma acontece no meio político, acordos e tratativas que não são cumpridas após o período eleitoral.

 

Dura e triste realidade que vivemos somos estimulados a ficar sempre com o pé atrás, ou melhor, com os dois pés atrás em nossos relacionamentos com as pessoas, mas isso também nos foi advertido na palavra de Deus.

 

Claro que estamos falando de forma genérica, ainda existem pessoas de palavra, em quem podemos e devemos confiar. A exemplo de nossos pais. Abro aqui um parêntese (meu pai inclusive tinha um bigode de peso, de respeito, digo isso literalmente, durante toda minha infância).

 

"Assim diz o Senhor: Maldito o Homem que confia no homem..." (Jeremias 17:5) na Bíblia Sagrada e nos ensina que não é bom buscar força apenas nas pessoas, achando que isso é suficiente. Sem Deus, nenhuma ajuda humana nos vale. Não podemos substituir Deus com outras pessoas. Rejeitar a Deus para pôr nossa confiança toda no homem é estúpido e resulta em maldição.

 

Por outro lado, a pessoa que confia em Deus é abençoada "Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está." (Jeremias 17:7). Somente Deus nos garante a segurança que precisamos.

 

Na hora da necessidade, outras pessoas podem falhar mas Deus nunca nos abandona. Por isso, Deus deve ser o centro de nossas vidas e devemos pôr toda nossa confiança nele.

 

Contudo como Cristã não perco a fé e confiança de que ainda existem pessoas de palavra como eu e você, prezado leitor, mas como era bom aquele tempo...


Comentários