O que é passar pelo VALE? - Jornal Fato
Colunistas

O que é passar pelo VALE?


Hoje, fui levado a pensar sobre uma situação interessante: O que o vale pode nos ensinar?

 

O Vale quando olhamos no dicionário tem um significado muito peculiar, pois é descrito como uma "depressão" alongada entre duas montanhas, ou um "acidente" geográfico cujo o tamanho pode variar entre alguns quilômetros quadrados ou centenas de milhares de quilômetros quadrados ou um alongamento cavado por um rio ou geleira. 

 

O início de cada descrição da palavra "vale" me chamou muito atenção, pois elas começam com: depressão, alongamento e acidente, ou seja, é um problema que acometeu uma parte geográfica de um terreno que deveria ser normal. Porém, esse mesmo vale tem outras características que me interessou, pois, o vale está sempre entre montanhas, rios, geleiras, plantas e árvores.

 

Ao mesmo tempo que o vale é um local cheio de problema é também onde existe o melhor das vegetações. Podemos então de forma analógica fazer um estudo sobre a vida levando em consideração o vale, ou seja, estamos muitas vezes vivendo um processo de depressão onde não entendemos muito bem o que está acontecendo e porque esta acontecendo. Esse período pode ser "alongado", pois em tempo de depressão o tempo parece não andar e, cada minuto é sem dúvida, um momento de dor e falta de entendimento de si mesmo e dos que estão em volta, parece mesmo que sofremos um "acidente" de percurso, pois não estávamos preparados para enfrentar a vivencia em um vale, até porque fomos criados para viver em picos e montanhas (em cima e sobre todas as coisas), mas não existe montanhas e picos sem os vales. 

 

Da mesma forma onde existe a depressão, alongamento e acidente é no vale onde encontramos as melhores possibilidades, pois é do vale que podemos alcançar as montanhas, nos refrigerar nos rios que estão cortando o vale, comer dos frutos das plantas e árvores que estão plantadas no vale, conhecer o frio (que significa limite), sim, no frio entendemos nossos limites.

 

Estar no vale então significa que as verdadeiras possibilidades estão acontecendo em nossa volta. Viver um tempo no vale significa aprendizado, autoconhecimento e auto entendimento, é na realidade a forma que a vida nos oferece para sermos normais e frutíferos. 

 

Quando perceber que está passando pelo vale de agora em diante acredite é o melhor lugar para se estar.

 

Creio que para ver as montanhas é fundamental conhecer os vales.

 


Comentários