Pacto honesto - Jornal Fato
Colunistas

Pacto honesto


"Você nunca alcança o sucesso verdadeiro a menos que você goste do que está fazendo"

Dale Carnegie

 

A rigor, não há novidade na decisão do prefeito eleito Victor Coelho (PSB) de não levar adiante o Orçamento Participativo.

 

A ferramenta, que pretendia democratizar a definição de obras através da escolha direta pelas comunidades jamais foi unanimidade e há muito tempo não tem, também, recursos para ir adiante.

 

Na verdade, foi a gestão atual que abriu mão do OP. Desde 2014 não faz mais plenárias para a indicação de obras. E há, ainda, pendências dos primeiros ciclos, iniciado em 2009.

 

A implantação do OP foi projeto do deputado Rodrigo Coelho, na época secretário de Governo e degringolou depois que ele deixou o cargo.

 

Rodrigo falava que a ferramenta era um pacto honesto com a sociedade. Algo para ficar para a posteridade.

 

Mas o OP não resistiu à falta de recursos para fazer cumprir o pacto. E, com honestidade, o prefeito eleito já avisou que não vai leva-lo adiante.  

 

DESTAQUE. A escritora capixaba Elysanna Louzada não para. Está em Goiânia para participar de turnê em instituições da rede de ensino que adotaram seu livro Eu sou o Galo. Com o apoio da Livraria Paulinas, os encontros começaram ontem e vão até sexta, com bate papo com os leitores e sessão de autógrafos. Em agosto, Elysanna levou a obra para a Bienal Internacional de São Paulo e atualmente escreve novo romance

 

Sobe

 

Salário em dia

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), informa que o pagamento do funcionalismo, referente a outubro, será efetuado na sexta-feira (28), data em que é celebrado o Dia do Servidor Público. Mesmo diante do cenário econômico fiscal em todo o País, a Administração tem pago em dia, e dentro do próprio mês, o salário dos mais de 90 mil servidores públicos do Poder Executivo, entre ativos e inativos.

 

Desce

 

Falha Nossa

 

Por uma sucessão de equívocos, primeiro da assessoria do político e depois da redação, saiu na edição de ontem, na página 5, que o prefeito eleito de Marataízes, Robertino Batista da Silva, o Tininho (PRP), escolheu a irmã, Ivete Batista, para a Secretaria de Administração. Mas ela vai para a Controladoria Interna. Também a foto foi creditada para a Prefeitura Municipal de Marataízes equivocadamente.

 

Mas, hein?!

 

Se antes mesmo da PEC do Corte de Gastos entrar em vigor, os hospitais filantrópicos de Cachoeiro já ameaçam parar de atender, sem recursos suficientes, o que ocorrerá nos próximos 20 anos?

 

Vias de FATO

 

Casou furor entre os militantes do movimento negro a infeliz ideia da Polícia Militar de batizar de Palmares operação contra a criminalidade no bairro Zumbi, em Cachoeiro.

 

A ação merece aplausos, mas a queixa é sobre o quanto é inoportuno a referência a Palmares, Quilombo onde negros se abrigavam na luta contra a escravidão e pela liberdade.

 

Por coincidência, mas não muita, o bairro Zumbi, na periferia, tem, também, população predominantemente negra. E a utilização do nome Palmares, soou como afronta a eles.

 

Até o final de 2017 deve ser concluída a duplicação da rodovia estadual no trecho entre Coutinho e Cachoeiro, de acordo com estimativa do Governo do Estado.

 

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu 95,8% em Setembro/16. Ou seja, foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias.


Comentários