Quanto custa tomar uma decisão? - Jornal Fato
Colunistas

Quanto custa tomar uma decisão?


Ninguém nasce isento de decisões; no quesito vida, o ser humano é o mais afetado com a palavra decisão, pois em função de ter razão e ser racional, a decisão implica em sofrimentos e dores. Sim! Toda decisão doe.

 

Os animais e vegetais tomam suas decisões, porém estão sempre relacionados com a sobrevivência, pois vivem em função da necessidade de se desenvolver e crescer para aquilo que foi criado. A isso chamamos de instinto (comer quando tem fome, dormir quando tem sono, beber água quando tem sede, etc).

 

O ser humano é diferente, pois é oferecido a ele o livre arbítrio, ou seja, o poder de decidir o que deseja. O desejo com o passar da idade (tempo de vida) vai se tornando muito maior do que as necessidades, pois o desejo vai invadindo a mente e o coração e assim se tornando uma "pseuda" necessidade.

 

O desejo se torna da ordem do ato e não somente da mente e do coração , isso significa que cada um tem o seu desejo e é aí que nos diferenciamos dos animais do reino animal, pois aprendemos e desenvolvemos os desejos.

 

Desejar é querer ser único e melhor no que faz; é pensar que pode todas as coisas; é achar que tem acesso a vida das outras pessoas; é acreditar que é superior ou inferior às outras pessoas; é ter "certeza" que têm dons e conhecimentos que ninguém mais tem; é entender que é sábio e inteligente; é ver o que não existe e acreditar que existe; é ter doenças que não existem; é ser o que não é; é achar que tendo mais "vil metal" tem mais chance do que os outros; é de onde nasce a soberba, ganância exacerbada, a mesquinhez, o avarento...

 

O Desejo é ao mesmo tempo muito interessante, pois é ele que produz as sensações mais belas como: Amar, o carinho, a dedicação, o conviver com os diferentes e as diferencias, a sensibilidade, o acreditar nas pessoas, os afetos mais ambíguos...

 

Levando em conta esses dois últimos parágrafos somos remetidos à entender que tomar uma decisão é algo muito complicado, pois não somos somente instintos, mas sim desejos também.

 

Cabe a cada ser humano perceber como funciona os instintos e desejos dentro do coração e da mente, pois se conseguirmos equilibrar 0 coração e a mente(desejos) com nossos instintos (necessidades), poderemos viver com mais tranquilidade e sabedoria.

 

Toda decisão dói. Por isso, é fundamental antes de decidir, pensar, avaliar, rever, repensar e aí sim agir.

 

"Cabeça que não tem juízo o corpo paga."


Comentários