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Você faz marketing da esperança?

O marketing de resultados é um conjunto de ligações estratégicas que são todas voltadas para a venda


 

Quem possui qualquer tipo de negócio costuma aplicar algumas técnicas de marketing para tentar fazer suas vendas. Mas muitos desses donos de negócios fazem isso e não conseguem ter o retorno desejado, ficam na esperança que o cliente lembre que ele existe para poder efetuar suas vendas.

Querer que o negócio dê o retorno exato sobre o investimento tido sobre as atividades de marketing, que o faturamento da empresa seja previsível e mais certezas que chutes. Tudo isso é o que qualquer empreendedor deseja para o seu negócio. No entanto, quando o que acontece é justamente o contrário, ou seja, investe num negócio e não sabe ao certo o retorno das ações é por que a empresa está investindo no marketing da esperança.

Quando se percebe tal atitude o melhor a fazer é rever as estratégias de marketing que estão sendo aplicadas e tentar investir em algo que seja novo. Todos bem sabem que oferecer um bom serviço, ter um produto muito bom e ficar investindo em comunicação não é nenhuma garantia de ter um retorno satisfatório. É nesse tipo de situação que é preciso saber se o investimento dado está sendo em marketing da esperança ou no marketing de resultados.

O que é marketing de resultados 

O marketing de resultados é um conjunto de ligações estratégicas que são todas voltadas para a conversão (vendas). Nele estão inclusas diversas metodologias conhecidas como é o caso do Inbound Marketing, nutrição de Leads, SEO, Campanhas de Vendas Online entre outras ações. Mas não é isso que faz dele único, mas a forma como que é trabalhado.

O que o difere de outras vertentes do marketing é seu objetivo que faz uso do conjunto de outras metas para que as chances de venda sejam aumentadas e não apenas no barulho. Um bom exemplo disso é quando são produzidos conteúdos somente por produzir. Nesse caso ele não vai gerar resultado algum a não ser que ele seja otimizado para os motores de busca ou compartilhados nas mídias sociais.

Entendendo o marketing da esperança 

No marketing da esperança é feito um investimento nos meios que são de difícil mensuração e também no pensamento retrogrado que somente um produto ou serviço bom e ter uma boa localização é o tudo o que se precisa para conseguir conquistar e reter os clientes. Isso não quer dizer que seja impossível, mas é bem mais difícil e o empresário ainda tem de ficar na esperança que alguma forma lhe dê o resultado desejado.

Um exemplo desse tipo de marketing que pode ser dado são os investimento e anúncios em TELEVISÃO. Essa técnica é assim chamada porque não tem como definir ao certo qual o público que será atingido. Assim, o empresário investe em TELEVISÃO com a esperança de alcançar o público, mas essa certeza ele não tem. Além de ter chances de não trazer o resultado desejado pode ser muito arriscado para o empreendimento.

 Um negócio não pode viver de esperança 

No marketing da esperança o empresário reconhece que o produto que está sendo oferecido é bom, acredita que vai conseguir faturar muito com a venda e sempre fica na esperança para que isso aconteça, torcendo fortemente para isso. No entanto, o resultado obtido não é aquilo que se espera, muito pelo contrário, é insatisfatório.

A partir de então ele passa a acreditar que tudo é apenas uma questão de tempo e a esperança continua ali, do seu lado. Mas o tempo vai passando e os resultados não vão acontecendo e isso persiste até que a esperança não consegue mais se sustentar. Só há um momento que ter esperança é realmente bom para o negócio: quando se tem um plano muito bem estruturado. Esse é o caminho para que o reconhecimento e a remuneração merecida sejam alcançados.

 

Se você ficou com alguma dúvida entre em contato comigo que eu posso ajudar.

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Cleiton Martins Especialista em vendas online Consultor Estrategista de Negócios Digitais

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