Você já parou pra pensar quais são os seus concorrentes? - Jornal Fato
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Você já parou pra pensar quais são os seus concorrentes?

Nem mesmo o comerciante que faz um anúncio na televisão pode ser considerado o seu concorrente forte


 

A forma como essa disputa de concorrência é realizada mudou muito nos últimos anos. Por mais que no lugar onde esteja instalada a sua loja, nessa mesma rua, um outro comerciante abra ou tenha uma loja oferecendo os mesmos produtos e serviços que você, não significa que ele é o seu maior concorrente. Em relação à região onde estão sim, mas esse é apenas um detalhe se for levar em conta à complexidade que o mercado pode oferecer.

Nem mesmo o comerciante que faz um anúncio na televisão pode ser considerado o seu concorrente forte. Os seus maiores concorrentes são as empresas que conseguem se instalar na mente das pessoas, e você não faz nem ideia de quem podem ser.

Eles vão até onde o consumidor pode comprar, oferecendo uma proposta com valor diferenciado, custando bem menos que o seu custa. Eles são os tubarões, ou seja, as grandes empresas que, por mais que não estejam na mesma rua que a sua, eles disputam clientes com você de igual para igual, sabe o motivo? Eles estão na internet.

Observe este trecho retirado da Época Negócios:

"O Mc Donald's tem uma estratégia muito agressiva na internet como canal de venda. O vice-presidente de marketing e comunicação da empresa, Mauro Multedo, informa que hoje 20% das vendas de delivery são provenientes da internet. "Esse percentual deve aumentar rapidamente para 50% quando passarmos a permitir o pagamento com cartão de crédito online", diz.

Atualmente, as ações de marketing se mostram cada vez mais nas redes, mesmo que você não consiga enxergá-la. E assim, ela consegue mensurar seus resultados e avaliar o impacto que elas têm sobre os negócios. O seu real concorrente está a todo momento "roubando" os seus clientes e você não consegue perceber como é que ele está fazendo isso.

O seu concorrente invisível entra nas casas dos seus clientes sem que você saiba quem ele é. De forma silenciosa, sem fazer qualquer tipo de propaganda espalhafatosa, seja em outdoor ou televisão. É um tubarão forte que tira os seus clientes da sua empresa e você não sabe nem o motivo disso.

Esse tubarão se mostra de diferentes formas. Está na internet sem sombra de descanso, interagindo com os seus clientes, ganhando-os com suas atratividades, aliando-os à sua marca, com seus produtos e serviços mais em contas que o seu.

A Casa & Vídeo, uma loja muito presente e atuante no estado do Rio de Janeiro, faz diversos anúncios em várias cidades do país, sem ao menos ter uma loja física sequer, levando os seus leitores a visitarem a sua loja física.

Imagina a cidade onde você more. Observando as lojas, verá que aquelas que são as mais conhecidas não são as mesmas que dominam o comércio de eletrônicos da sua região. Duas lojas que não possuem ambientes físicos, mas ainda assim possuem milhares de clientes são a Submarino e o Mercado Livre.

A palavra concorrência ganhou um novo significado. Não é mais aquela loja vizinha que vende os mesmos produtos que você. O concorrente chamado tubarão é capaz de roubar todos os seus clientes sem você saber pra onde é que ele foi.

É claro que a sua empresa também pode se tornar um tubarão. Ela também pode ser capaz de ganhar diversos clientes em vários cantos do país e do mundo, tirando das grandes empresas os seus clientes e trazendo pra você. Também pode ganhar clientes que nunca souberam da existência da sua loja.

Basta você saber como utilizar a internet. Ela pode ser a sua maior aliada no mundo dos negócios.

 

                                                           

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Cleiton Martins Especialista em vendas online Consultor Estrategista de Negócios Digitais

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