Você sabe a diferença entre preço e valor? - Jornal Fato
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Você sabe a diferença entre preço e valor?

Na grande parte das vezes, a pessoa prefere comprar uma determinada marca quando ela entende que irá receber um valor que será maior do que o preço que ela irá gastar para ter o produto ou serviço


 

Você saberia responder qual é a diferença entre preço e valor? Embora esses termos possam ser facilmente confundidos, é preciso ter o entendimento sobre os seus verdadeiros conceitos, e a importância que se deve ter ao definir o preço baseado no valor que o cliente oferece.

Quem entender um pouco mais sobre esse assunto? Fique por aqui que este texto tem o objetivo de deixar claro para você a sutil diferença entre preço e valor.

Qual é a definição de preço?

Para melhor entendimento, a definição de preço está se referindo ao dinheiro que é dado quando se quer algo em troca. Ele é o custo, a remuneração, a compensação financeira que é oferecida quando se está comprando determinado serviço ou produto.

Na grande parte das vezes, o preço está relacionado à quantidade de dinheiro que a pessoa irá oferecer para ter algo em troca. Isso que dizer que o preço é o número que está informando nas etiquetas e também os que são exibidos nas lojas virtuais.

Para que você consiga elaborar o preço de um determinado produto ou serviço, você precisa levar em consideração os lucros que pretende obter, a procura que ele terá, a política praticada no mercado e os custos da produção, armazenamento e distribuição que são certos e os que também são variáveis. E tem mais, esse número escolhido poderá ter uma variação de acordo com o perfil que o seu público-alvo possui e o valor que está recebendo por ele.

E a definição de valor?

O valor de um produto ou de um serviço está relacionado á visão que o público tem em relação a uma marca, e os preços que ela anda praticando. Isso significa que ela vai além de um determinado número. Ela está diretamente atrelada à reputação, à imagem, á credibilidade e ao nome que uma determinada empresa tem no mercado.

Diferentemente do preço, que possui as informações concretas que dão a dimensão de quantidade, o valor é algo que está subjetivo e está relacionado de acordo com o perfil de cada colaborador, sofrendo variações entre eles. Isso explica porque algumas pessoas pagam valores altos por alguns produtos que podem ser adquiridos por valores bem menores.

Qual seria a diferença entre eles?

Embora possuem definições bem diferentes, preço e valor se complementam e devem andar juntos. Só dessa forma será possível entender o comportamento de compra do seu público diante do que é oferecido pela sua empresa, criando uma imagem mais positiva e eficiente.

Na grande parte das vezes, a pessoa prefere comprar uma determinada marca quando ela entende que irá receber um valor que será maior do que o preço que ela irá gastar para ter o produto ou serviço. Isso deixa claro que, mesmo que as empresas definam um determinado preço para os seus produtos, são os consumidores quem irão dar o devido valor a ele, mostrando se o investimento vale a pena ou não.

Quando o cliente despende de um valor considerado alto por um determinado produto ou serviço, mas que estes não apresentam o valor que deveriam ou que foram prometidos a ele, isso lhe causará uma enorme frustração. E a situação será a mesma quando um fornecedor que vende um produto com um preço muito barato e possui um valor agregado desproporcional. Nas duas situações relatadas, o prejuízo estará presente.

Para que isso não aconteça com a sua empresa, é necessário que você esteja rodeado de pessoas ou empresas que sejam especialistas nessa área, para que elas possam ensinar aos seus colaboradores como eles poderão aplicar esses conceitos de forma correta nos produtos e serviços da sua empresa. Com isso, será possível ter o entendimento e a compreensão de como apresentar e vender o seu produto ou serviço pelo valor correto, sem causar nenhum tipo de prejuízo, seja para a sua empresa, seja para aos seus clientes.

Quando você faz a divulgação do preço correto do seu produto ou serviço, estará evitando o descontentamento dos seus clientes, justamente por acreditarem na sua marca e no valor que dão aos seus produtos ou serviços. Assim, você conseguirá otimizar os resultados e alcançará todo o potencial do seu empreendimento.

                                                         

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Cleiton Martins Especialista em vendas online Consultor Estrategista de Negócios Digitais

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