Home      Cidades

Caminhada marca os 200 anos da Revolução Pernambucana

04.01.2017

 

 

 

A caminhada será no dia 28 de janeiro, às 7h, com partida do Centro de Marataízes (Foto: Divulgação/PMM)

 

Marataízes se prepara para receber caminhantes de vários lugares do Brasil, durante a tradicional Caminhada Litorânea que chega em sua 12ª edição, e neste ano comemora os 200 anos da Revolução Pernambucana, em homenagem ao herói capixaba Domingos José Martins.

 

O evento que acontecerá no dia 28 de janeiro, está previsto para começar às 7h, recepcionará seus participantes com um café da manhã no Chose de Loc, no centro de Marataízes, de onde seguem para a Praia de Boa Vista, na região das falésias, dando início a caminhada.

 

Durante a caminhada o grupo tem o privilégio em contemplar as belezas naturais, em especial os paredões com mais de 40 metros de altura das falésias, considerado um dos cartões postais mais belos de Marataízes. Todo percurso é de pouco mais de 13 quilômetros pela areia até chegar de volta na praia central de Marataízes.

 

A chegada está prevista para as 11h30. O grupo será recebido com uma confraternização e uma apresentação musical.

 

As inscrições custam R$ 45 e podem ser feitas na Casa do Artesão de Marataízes, no shopping Villa Mix, na Praça Jerônimo Monteiro em Cachoeiro de Itapemirim ou pela página do evento: http://www.caminhadasetrilhas.com.br/caminhadalitoranea2017/. O evento é organizado pela ONG Caminhadas e trilhas e tem total apoio da Prefeitura de Marataízes, através das Secretarias de Turismo e Meio Ambiente.

 

A expectativa é que cerca de 500 pessoas participem da caminhada este ano, sendo que os primeiros 300 inscritos receberão a camisa do evento. Mais informações através dos telefones: (28) 99884-0544 ou (28) 99964-1996.  Ou pelos e-mails:  joaoluiz@caminhadasetrilhas.com.br / reynaldo.monteiro@gmail.com

 

200 Anos da Revolução Pernambucana:

 

A Revolução Pernambucana foi um movimento de caráter emancipacionista ocorrido em Pernambuco em 1817. É considerado um dos mais importantes movimentos de caráter revolucionário do Período  Colonial Brasileiro, e por muitos considerado o movimento precursor da Independência do Brasil em 1822. Domingos José Martins nasceu em 05 de maio de 1781, em Marataízes ES, exatamente no Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes.

 

Foi o maior líder da Revolução Pernambucana, e após o movimento ter sido sufocado, foi fuzilado no Campo de Pólvora, e, Salvador BA. Mesmo tendo a sua frase sido cortada pelos tiros, “Morro pela Liberd...”, seu ideal de liberdade ficou vivo e ajudou a Independência do Brasil. Desde 2011, por Lei Federal, é Herói Nacional e seu nome está depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. A Pátria agradece este Héroi Capixaba e Brasileiro.

 

 

Comentários


(28) 3511-7481

 

es.fato@terra.com.br

redacao@jornalfato.com.br

 

Faça parte de nosso Facebook!

 

© 2016 Jornal Fato. Todos os direitos reservados.