Home      Cultura

Professor lança 1º livro de Poemas

O evento será às 9h, no café Mourads, na Praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim

12.12.2016

 

 

 

Fotos: Divulgação

 

Redação

 

No próximo sábado (17), o professor Marcos Roly lança seu primeiro livro, “Quase”, no Café Mourad’s, O evento, que começa a partir das 9h, marca o aniversário de dez anos da Revista Cachoeiro Cult.

 

 A obra foi premiada pela Lei Rubem Braga de 2015 e foi produzida pela Editora Cachoeiro Cult, com capa assinada por Diego Scarparo, projeto gráfico de Marcelo Grillo e revisões de Fernando Gomes e Marcelo Grillo. 

 

 Marcos conta que não tinha pretensão de fazer um livro de poemas até voltar a escrever há aproximadamente sete anos. “Fui fazendo pela necessidade do momento e quando me dei conta havia escrito uma quantidade razoável”, diz o autor que prefere não classificar seu livro quanto ao gênero, podendo para ele ser poesias ou epigramas.

 

 De traços concretistas, os poemas foram produzidos sem exigências e compromisso com prazos. “Eu não escrevo poemas quando quero. São estalos que me pegam, muitas vezes, desprevenido sem ter como anotar a ideia. Às vezes me basta uma palavra ouvida numa conversa despretensiosa”.

 

 Quase será lançado junto com mais duas obras produzidas pela Editora Cachoeiro Cult, também contempladas pela lei: Esse ofício das letras e Simplesmente Monte Alegre.

 

Autor

 

Marcos Roly nasceu em Itaoca, distrito de Cachoeiro de Itapemirim. Ainda menino, um livro que enfeitava uma mesinha de centro na casa da vizinha, o atraiu. Pediu emprestado, leu e nunca mais parou. Desde então, sua vida está atrelada aos livros.  

 

Quando chegou a Cachoeiro para estudar Letras e trabalhar, não tinha onde ficar e foi acolhido pela professora Ísis. Atualmente é professor efetivo do ensino fundamental e médio. Trabalha 65 horas semanais e teve tempo de ler esse ano 17 livros.  

 

Quase

 

As poesias que compõem o livro “Quase”, de Marcos Roly, chamam a atenção pelo deslocamento espacial da palavra. Esse artifício leva à acumulação de sentidos em versos-poemas breves e aparentemente despretensiosos – a maioria deles lembra postagens de twitter. Há ainda referências literárias e em alguns momentos, o leitor atento é capaz de ouvir outras vozes, de poetas, compositores e escritores.

 

Serviço:

 

Lançamento “Quase”

Autor: Marcos Roly

Dia 17 de dezembro de 2016 (sábado)

A partir das 9h

Mourad’s Cafeteria

Centro – Cachoeiro

Valor: R$ 20,00

Interessados: (28) 99991-9729

 

 

 

 

 

Comentários


(28) 3511-7481

 

es.fato@terra.com.br

redacao@jornalfato.com.br

 

Faça parte de nosso Facebook!

 

© 2016 Jornal Fato. Todos os direitos reservados.