Home      Cultura

Empresário lança livro autobiográfico

Biografia é intercalada por capítulos que soam como aulas de “saber viver” de quem se formou na “escola da vida”

28.12.2017

 

 

 

Foto: Divulgação

Acontece nesta quinta-feira (28), a partir das 19h, no Palácio das Águias, em Marataízes, noite de autógrafos de lançamento do livro “Do Outro Lado do Muro”, autobiografia do empresário Alcy Bitencourt. A obra tem produção e edição do escritor e historiador Roberto Al Barros.

 

Narrado em tom coloquial, o livro é uma ode à família e ao trabalho como valores fundamentais da sociedade. O leitor acompanha trajetória de vida do autor desde seu nascimento, no interior de Muqui, infância em Muqui e Cachoeiro, onde conclui o Ensino Fundamental na Escola Quintiliano de Azevedo ao mesmo tempo em que trabalha engraxando sapato em frente à antiga Confeitaria Itapemirim, no Guandu, e vendendo jornal O Arauto para os passageiros que partiam pela Estação Ferroviária para o Rio de Janeiro.

 

O autor se reporta a acontecimentos de uma infância rica de aprendizado, pois com a idade de 11 anos já trabalhava como aprendiz no comércio varejista. Alcy Bitencourt se elegeu vereador com 21 anos de idade, em 1966, e aos 23 anos se tornou presidente da Câmara Municipal de Muqui em surpreendente eleição, como o leitor verifica na obra.

 

Desiludido com a corrupção na política, já naquela época, Alcy decide recomeçar a vida em Marataízes, onde tem um início desafiador trabalhando como ajudante de cozinheiro durante o verão. Porém, irá atuar depois entre os mais conceituados empresários da cidade, e posteriormente trabalhará pela emancipação política do município.

 

Em sua trajetória de trabalho diuturno e sucesso, não faltou sua atuação social, como membro fundador e primeiro presidente da Associação Comercial de Marataízes, durante seis anos consecutivos, e presidente do Conselho de Administração do Hospital e Maternidade Santa Helena, por 12 anos.

 

Porém, é como proprietário do Boliche Marataízes, junto com os irmãos, entre os quais Toninho Bitencourt, que depois se elege prefeito da cidade, que o empresário ficará conhecido como “Alcy do Boliche”. Hoje, aposentado - "não consigo ficar parado" -  se mantém ativo no comércio de secos e molhados que toca na Praia Central de Marataízes.

 

Certamente, pelo apoio incondicional que sempre concedeu à família, o livro traz também depoimentos de familiares e amigos – depoimentos que enriquecem a obra ainda mais porque o autor não tomará conhecimento do conteúdo desses textos senão após a publicação do livro.

 

Apesar de ser um livro intimista, voltado para o bom tom da vida em família, traz também flashes sobre Marataízes nas memoráveis décadas dos anos 60 e 70, quando no verão a população da cidade aumentava mais de 10 vezes com a chegada dos turistas mineiros, e entre esses expoentes do mundo das artes e do futebol que o leitor ficará sabendo ao longo da leitura.

 

Enfim, o livro é uma história de vida, intercalado por capítulos que soam como aulas de “saber viver” de quem se formou na “escola da vida”.

 

SERVIÇO:

 

Livro: “Do Outro Lado do Muro”

Autor: Alcy Bitencourt

Lançamento: 28.12.17

Local: Palácio das Águias, Barra, Marataízes

Preço: R$ 20,00

 

 

 

 

Comentários


(28) 3511-7481

 

es.fato@terra.com.br

redacao@jornalfato.com.br

 

Faça parte de nosso Facebook!

 

© 2016 Jornal Fato. Todos os direitos reservados.