Home      Cultura

Dia de Reis em Cachoeiro é marcado por tradição

O evento reuniu, ao todo, cinco grupos de Folia de Reis do município

08.01.2018

 

 

 

 

A comemoração ao Dia de Reis em Cachoeiro de Itapemirim, promovida no último sábado (6) pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), foi marcada por toda a tradição que envolve uma das manifestações da cultura popular mais fortes na cidade. 



A programação teve início na Catedral de São Pedro, com a bênção das bandeiras dos grupos Missão Divina (mestre Wilson), do distrito de Burarama; Estrela do Pôr do Sol (mestre Elias), do bairro Aeroporto; Mensagem Divina (mestre Areno), da localidade de Pedra Lisa; Estrela do Mar (mestre Rogério) e Estrela do Luar (mestre Romilson), ambos do bairro Zumbi. 



“Foi emocionante, porque o momento da bênção, sobretudo para os grupos de Folia de Reis, é muito especial. Durante a celebração, eles receberam tratamento de respeito e dignidade”, frisou Maria Elvira Tavares Costa, da Semcult, que fez parte da equipe organizadora.



Depois, em cortejo, mestres, foliões e palhaços seguiram em direção à praça Jerônimo Monteiro, onde, em frente ao presépio montado no local, rememoram a jornada de Melchior, Gaspar e Baltazar até a manjedoura em que nasceu Jesus. 



Assistida por centenas de pessoas, a cerimônia teve como convidado especial o secretário de Cultura do Espírito Santo, João Gualberto Vasconcellos.



“O encontro ficou marcado pela expressividade cultural e religiosa, mas, principalmente, pela emoção. Vimos a tradição se perpetuando e dando sentido à vida. Foi maravilhoso”, destacou a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.



O evento integra o projeto de verão “Viva a Região dos Vales e do Café”, desenvolvido pela Semcult, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).



A programação, que inclui uma série de atividades culturais, esportivas e turísticas, vai se estender até abril deste ano e deverá envolver, durante esse período, moradores de Cachoeiro e, ainda, de Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul e Muqui, cidades sulinas que também fazem parte da região.

 

 

 

 

 

Comentários


(28) 3511-7481

 

es.fato@terra.com.br

redacao@jornalfato.com.br

 

Faça parte de nosso Facebook!

 

© 2016 Jornal Fato. Todos os direitos reservados.