Home      Educação

Fies: estudantes poderão renovar contratos a partir do dia 16

10.01.2017

 

 

 

A renovação vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro do ano passado (Foto: Divulgação)

 

Redação

 

Os estudantes poderão renovar os contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir da próxima segunda-feira (16), segundo o Ministério da Educação (MEC). Os aditamentos são feitos pela internet, no Sistema Informatizado do programa (SisFies).  A renovação vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. Já as novas inscrições estão previstas para fevereiro.

 

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies. 

 

Escolas

 

A partir desta terça-feira (10), as instituições de ensino superior devem cadastrar os dados dos estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Após essa etapa, os estudantes devem entrar no sistema e confirmar os dados. O prazo para as instituições inserirem os dados dos estudantes vai até o dia 30 de abril. 

 

Prazo

 

A abertura do SisFies para os aditamentos foi uma das primeiras medidas anunciadas este ano pelo Ministério da Educação (MEC). A intenção é evitar os problemas que ocorreram no ano passado. No segundo semestre de 2016, as renovações dos contratos, que geralmente ocorrem no início do semestre, só puderam ser feitas a partir de outubro, devido a atrasos no pagamento. De acordo com o MEC, cerca de 98% dos estudantes conseguiram renovar o financiamento, o que totalizou um orçamento de R$ 8,6 bilhões. 

 

O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de 2 milhões de estudantes participam do programa.

 

 

 

 

 

Comentários


(28) 3511-7481

 

es.fato@terra.com.br

redacao@jornalfato.com.br

 

Faça parte de nosso Facebook!

 

© 2016 Jornal Fato. Todos os direitos reservados.