Home      Geral

Merenda da rede municipal tem novas receitas no mês da criança

10.10.2017

 

 

 

A Secretaria de Educação sugeriu cardápio especial às unidades de ensino (Foto: Divulgação/PMCI)

Para este mês de outubro, em que se celebra o Dia das Crianças, a Secretaria de Educação de Cachoeiro de Itapemirim (Seme) sugeriu aos gestores das escolas municipais a inclusão de novas receitas nos cardápios da merenda servida aos alunos. 



Lasanha, estrogonofe com requeijão, omelete de queijo, carne com requeijão ao forno, legumes gratinados e salada de frutas com iogurte são alguns dos pratos indicados. 



Para isso, além das instruções para preparo, as unidades receberam ingredientes como muçarela, produtos da agricultura familiar local e a massa de lasanha, novidade lançada neste ano. 


“Uma boa alimentação é fundamental para o aprendizado das crianças e um cardápio saudável fornece itens em quantidades adequadas, proporcionando ao organismo todos os nutrientes necessários para o período em que o estudante está na escola”, explica Mariana Martins, gerente de Alimentação Escolar da Seme.



Nessas receitas, também de acordo com ela, foram priorizadas a combinação e a harmonia entre as cores e os paladares, de modo a tornar os pratos atrativos para os alunos. “Também destacamos a qualidade e a variedade, para que os alimentos ficassem naturais, sadios e, claro, saborosos”, acrescentou.



Energia para a aprendizagem



Durante o ano letivo, para manter os alunos saudáveis e proporcionar a eles energia para o processo de aprendizagem, a Gerência de Alimentação Escolar oferta cardápios altamente nutritivos, com variadas sugestões de preparações, além de frutas, que são servidas três vezes por semana. Macarrão, feijão, legumes (batata, cenoura e chuchu, dentre outros) refogados, carnes variadas são alguns dos pratos. 



“Carne e feijão, por exemplo, são ricos em ferro, zinco e selênio, três nutrientes essenciais para melhorar o desempenho cognitivo, a memória e o raciocínio, enquanto as frutas são excelentes fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, que estimulam o bom funcionamento orgânico”, ressalta Mariana Martins.

 

 

 

 

Comentários


(28) 3511-7481

 

es.fato@terra.com.br

redacao@jornalfato.com.br

 

Faça parte de nosso Facebook!

 

© 2016 Jornal Fato. Todos os direitos reservados.