Home      Política

Espírito Santo recebe nota “A” em classificação do Tesouro Nacional

07.12.2017

 

 

 

Segundo secretário da Fazenda Bruno Funchal, estado consegue melhores condições para captar financiamentos (Foto: Arquivo/Fato)

O Espírito Santo recebeu a nota máxima do Tesouro Nacional quanto à capacidade de pagamento do Estado. O resultado foi obtido seguindo nova metodologia, que avalia três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. Além do Espírito Santo, apenas o estado do Pará obteve nota “A”.

 

O ranking dos Estados foi divulgado pelo Tesouro Nacional, ontem, dentro da versão final de 2017 do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais. De acordo com os novos critérios do Tesouro, somente quem receber notas finais A ou B poderá obter garantia da União para a contratação de novos empréstimos.

 

Para o secretário da Fazenda do Estado do Espírito Santo, Bruno Funchal, a nota A do ‘rating’ no Tesouro Nacional é o resultado de um trabalho que vem sendo construindo nos últimos anos.

 

“Ele é resultado de uma política fiscal correta, consistente e sustentável. Isso demonstra que o ajuste fiscal permite não apenas um controle das despesas do Estado, como também alavancar nossa capacidade de investimentos com recursos próprios, e ainda nos permite acessar linhas de financiamento, com o aval da União, mais atrativas, ou seja, com um custo de captação menor”, afirmou o secretário.

 

Segundo o Tesouro Nacional, a mudança de metodologia passou por consulta pública e teve por base a simplificação dos cálculos e a redução do número de indicadores, o que deixou o processo mais transparente e acessível.

 

 

 

 

Comentários


(28) 3511-7481

 

es.fato@terra.com.br

redacao@jornalfato.com.br

 

Faça parte de nosso Facebook!

 

© 2016 Jornal Fato. Todos os direitos reservados.