Home      Saúde

A importância de Cartão de Vacina atualizado

Enfermeira do Trabalho do Hospital Evangélico explica porque estar imunizado é necessário

11.01.2018

 

 

 

 

A vacina é uma forma segura e eficaz de ficar imunizado contra determinadas doenças. Mas não é somente este o principal motivo que se deve manter o cartão de vacinas atualizado. De acordo com a enfermeira do Trabalho do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim Graciane Dadalto, as vacinas diminuem os riscos de se contrair doenças infecciosas a que estão expostos alguns grupos profissionais devido às condições e ambiente de trabalho. “Esse monitoramento é feito desde o processo de recrutamento e seleção, antes que o trabalhador entre no campo de atuação e essa vigilância é contínua. Essa norma vem a contribuir para sua segurança, além disso, um trabalhador com suas vacinas em dia está mais confiante para realizar suas atividades laborais ”, explica.

 

Ao todo, são nove tipos de vacinas obrigatóriasaplicadas em doses e reforços que variam de acordo com a idade. Para o trabalhador da área da saúde as mais importantes são tétano, difteria e hepatite B uma vez que há constante contato com doenças infectocontagiosas. “O esquema vacinal adotado aos profissionais de saúde é feito a partir dos riscos ambientais a que estão expostos”, esclarece Graciane. Além disso, o Hospital Evangélico realiza campanha de Vacinação contra a gripe anualmente para seus colaboradores.

 

Uma informação importante e que quase ninguém tem conhecimento é o quão indispensável é o cartão de vacina para crianças, adolescentes, adultos e também idosos. É a única forma de a pessoa comprovar que está verdadeiramente vacinado. É comum encontrar pessoas que não sabem onde colocaram seu cartão, assim como há aquelas que possuem dois ou mais cartões diferentes. A enfermeira Graciane orienta que na dúvida, o melhor a fazer é se vacinar mesmo que repetidamente. Mas alerta: “é importante reforçar que quando o calendário é seguido corretamente as vacinas são ainda mais seguras. ” Todas as vacinas exigidas pelas empresas estão disponíveis nas Unidades de Saúde uma vez que todas fazem parte do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

 

Saiba mais!

 

Foi graças à vacina que há mais de 20 anos não ocorrem casos de poliomielite no Brasil. E também, a vacina conseguiu erradicar a Varíola do Mundo e a Paralisia Infantil da América. 

 

 

 

 

 

Comentários


(28) 3511-7481

 

es.fato@terra.com.br

redacao@jornalfato.com.br

 

Faça parte de nosso Facebook!

 

© 2016 Jornal Fato. Todos os direitos reservados.