Academia Cachoeirense de Letras tem novos membros - Jornal Fato
Cultura

Academia Cachoeirense de Letras tem novos membros

A eleição aconteceu na noite de segunda-feira e a posse será em 21 de novembro


A Academia Cachoeirense de Letras (ACL) elegeu novos imortais nesta semana. Após o processo de preenchimento de quatro vagas, Lucimar Barros Costa, Maria Elvira Tavares Costa, Basílio Machado e Tatiana Mareto vão ocupar as cadeiras nº 10, 15, 32 e 35.

A Assembleia foi realizada na noite desta segunda-feira (17) e os eleitos tomarão posse em 21 de novembro, em Sessão Solene no Salão Nobre da escola Liceu Muniz Freire.

 

Quem são eles?

 

Lucimar Barros Costa é subsecretário de Cultura de Cachoeiro de Itapemirim desde 2017; tem formação acadêmica em Ciências Contábeis; é gestor cultural.

Iniciou sua carreira como ator aos oito anos e em 1992 fundou, juntamente com Evaldo Batista e Marilene Romualdo, o grupo Ela de Teatro.

Especializou-se em adaptação de livros, contos, filmes e peças clássicas universais.

Dedicou-se trabalhando nas sete edições da Bienal Rubem Braga. "Sempre ajudei a fomentar e fortalecer a arte da literatura em nossa região, agora fazendo parte da ACL, farei esta ação com maior entusiasmo", complementa.

Lucimar considera que entrar para a Academia é o maior reconhecimento a um artista.  "Estar junto deste grupo de pessoas que trabalham para a manutenção da literatura e das artes será um grande prazer e uma honra que terei por toda a vida; que para a minha família também".

Ele ocupará a cadeira nº 10. A última ocupante foi Leiva de Figueiredo Viana Leal/Patrono: Sylvio Rangel 


Maria Elvira Tavares Costa é contadora de histórias; administradora de empresa por formação acadêmica; especializou-se em Psicodrama e em Psicopedagogia.

A nova imortal é engajada na cultura desde a infância. Criou os projetos "Leitura no Embornal" e "Olhar do Braga sobre Cachoeiro", participou do projeto "Livres Livros" e do 1º Festival Nacional "Newton Braga de Poesia Falada".

Escreveu três livros: Manual da Bondade - Eu Faço a Minha Parte, No Tempo da Onça e Ciranda de Histórias. Além disso, organizou o livro Todas as Faces de Maria.

"Minha raiz é na Cultura Popular - Contação de Histórias -, desta forma posso oferecer esse viés, no sentido de ampliar o espectro de atuação da Academia. É na singeleza, na criança interior que a gente caminha. Vou estar entre os grandes - sendo pequenina. Acho que isso é bom", menciona.

Ela ocupará a cadeira nº 15. Último ocupante: Herval Pires / Patrono: Domingos Ubaldo Lopes Ribeiro


 

Basílio Machado é jornalista formado em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo. Fez Complementação Pedagógica em Letras e Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento. Atua como professor na Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim.

Na Penitenciária, os detentos finalizam um livro de contos, escritos por eles e editados por Basílio. "Este livro terá uma parte pedagógica, que pretende fornecer subsídios a outros professores do sistema prisional do país a utilizar a produção literária como instrumento de ressocialização e humanização do apenado. Acredito que a grande maioria dos presos do país pode ser recuperada, tenho contato diário com eles e vejo que o sistema precisa evoluir muito no tocante à ressocialização", comenta.

Quanto aos trabalhos na Academia Cachoeirense de Letras, o imortal diz que se reunirá com os outros membros para discutirem sobre o que pode ser feito para que a cultura avance no município. "Esse é um trabalho coletivo, quero ver com eles onde estamos para saber onde queremos ir", diz.

Neste mês, Basílio teve a obra de literatura infanto-juvenil A Vida de Helena publicada pela Secretaria de Estado de Educação (Sedu).  Teve também duas crônicas publicadas no livro Cachoeiro - Paixão Crônica. Se destacou em mais de 30 anos de jornalismo como repórter, editor, diretor e articulista.

Ele ocupará a cadeira nº 32. Último ocupante: Álvaro Scalabrin / Patrono: Júlio Pereira Leite.


 

Tatiana Mareto é formada em Direito, advogada e professora universitária. Faz doutorado em Direito na Faculdade de Direito de Vitória e escreve livros de Literatura Fantástica.

Escreve literatura desde os 12 anos, entre poesia, contos e novelas.

Tatiana tem seis livros publicados, em um total de 11 finalizados e disponíveis em plataformas virtuais.

A nova integrante da ACL deseja contribuir para a cultura cachoeirense levando mais literatura para a juventude. "Quero trazer para Cachoeiro mais eventos literários que acontecem a nível estadual e nacional, e auxiliar a Academia em suas atividades culturais. Sinto muita honra e orgulho em ser parte da ACL e poder contribuir para a literatura que tanto amo e trocar experiências com outros imortais. Para mim, ser imortal significa reconhecimento pelo meu trabalho e a oportunidade de ajudar para que a literatura receba o valor que merece em um país de poucos leitores", finaliza.

Tatiana ocupará a cadeira nº 35. Último ocupante: Silvio Roberto Carvalho de Oliveira / Patrono: Fernando Mota.

Comentários