Cineclube Itinerante estreia em Anchieta - Jornal Fato
Cultura

Cineclube Itinerante estreia em Anchieta

A sessão de estreia acontece nesta quarta-feira (25), às 19h, no Centro Cultural Anchieta


Os anchietenses que apreciam a sétima arte ganharão mais uma opção cultural a partir deste mês, com o Projeto Atiára Cineclube Itinerante. A sessão de estreia acontece nesta quarta-feira (25), às 19h, no Centro Cultural Anchieta. O projeto faz parte da seleção de projetos culturais 2017, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para desenvolvimento e manutenção de Cineclubismo no Espírito Santo. A entrada é franca. 

Com exibições mensais de curtas-metragens, todos os distritos do município irão receber o projeto. O Atiára Cineclube Itinerante, que na língua indígena quer dizer "um fio de luz", contará com oito apresentações no município, sendo uma no Centro Cultural e nas comunidades de Mae-Bá, São Mateus,  Novo Horizonte, Limeira, Escola Família Agrícola de Olivânia, Duas Barras e no distrito de Alto Pongal.

"Posso dizer que o cineclube é uma oportunidade para criarmos espaços de discussão e por meio da arte cinematográfica tratarmos sobre diversos temas sócio-culturais, desde questões voltadas ao meio ambiente, agroturismo, cidadania e os direitos humanos, estimulando sempre a transformação do meio em que vivem", explicou a coordenadora do projeto, Luziane de Souza. 

 

Curtas:

Picolé, Pintinho e Pipa - 15 minutos - ficção

 O carro do troca-troca está passando em sua rua: garrafa velha, bacia velha, panela velha, garrafão de vinho, o moço troca por Picolé, Pintinho e Pipa. Pedrinho, figura principal, cerca de 12 anos, Juquinha, seu irmão mais novo,e os amigos: Morcegão, Gargamel e Bebeco. Essas cinco crianças irão fazer de tudo para alcançar o carro do troca-troca antes que ele vá embora. O filme trata de temas como miséria, violência doméstica e alcoolismo.

 

Dique-quilombola - 13 minutos - documentário (foto)

Por meio de uma brincadeira, o filme destaca a conversa entre crianças capixabas, que têm raízes em comum, mas que pouco se conheciam até a realização do filme. De um lado, estão as crianças da comunidade quilombola São Cristóvão, localizada na região do Sapê do Norte. Do outro, estão meninos e meninas do morro São Benedito, em Vitória (ES). Os dois grupos desvelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.

 

Serviço:

Projeto Atiára Cineclube Itinerante

Data: quarta-feira (25)

Horário: 19h

Local: no Centro Cultural Anchieta Av. Beira-Mar,.s/nº, Centro, Anchieta

Entrada franca.

Comentários