Encenação da Paixão de Cristo reúne fé e emoção em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Encenação da Paixão de Cristo reúne fé e emoção em Cachoeiro

A encenação, que acontece há 29 anos, tem o objetivo de evangelizar e reunir pessoas


Dayane Hemerly

 

A noite desta sexta-feira (30) será marcada por emoções durante a tradicional Encenação da Paixão de Cristo, que retrata a prisão, julgamento, crucificação e ressurreição de Jesus. O auto da Paixão será encenado, às 19h00, no Campo do Grêmio Santo Agostinho, no bairro Vila Rica.

Segundo o organizador do evento, Elson José Areas, conhecido como Zico, a tradicional encenação, que acontece no bairro há 29 anos, além de transmitir a fé e a palavra de Deus, é um momento de reunir as pessoas.

"Hoje temos mais de 200 atores, entre crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e diversas classes sociais, que fazem parte do auto da Paixão de Cristo. Há uma inclusão social grande na encenação, além da própria evangelização, que é o principal objetivo disso tudo", comenta Zico, que faz parte da organização há 11 anos.

Ele comenta que as pessoas, sempre ao final do auto, dão testemunhas de terem sido tocadas por Deus. "Há preocupação nossa de evangelizar as pessoas com a encenação, então é gratificante quando a população presta seu testemunho de fé", relata.

Zico explica que muitas comunidades fazem parte da peça, além de moradores do bairro Vila Rica. "Vários bairros vizinhos participam, outras comunidades...então é um evento que aproxima pessoas".

 

Protagonista

Pelo quinto ano consecutivo, o empresário Hebert Torres Ribeiro fará o papel do protagonista da história cristã. Ele é ator de teatro há 20 anos e, em toda época deQuaresma, se dedica apenas à Encenação da Paixão.

"Toda apresentação teatral é maravilhosa de fazer, mas a encenação requer um compromisso muito maior, pois estou representando a vida de alguém que verdadeiramente existiu. É preciso passar verdade para o público sobre quem foi Jesus, e isso é diferente de um teatro comum, em que contamos uma ficção. Para o Auto da Paixão preciso, além do roteiro, estudar a bíblia, os passos de Jesus", relata.

Hebert menciona que vive uma emoção única na encenação e se sente honrado por ser chamado pela quinta vez para fazer o papel principal. "É uma alegria muito grande fazer parte deste evento e, ainda mais, interpretando Nosso Senhor Jesus Cristo. Por mais que essa seja a história mais conhecida do mundo, ela sempre se renova e a cada ano sinto uma emoção diferente, e percebo isso também em quem nos assiste", declara.

 

Arrecadação de alimentos

Em todos os anos, durante a encenação os participantes fazem uma ação social para ajudar alguma instituição do município. Em 2018, o evento vai colaborar para uma ação social em que o público poderá contribuir com uma caixa de leite. A arrecadação será destinada ao asilo Lar João XXIII.

Zico informa que os voluntários que receberão as doações ficarão dispostos nas três entradas do campo.

"Quem quiser colaborar neste momento e trabalhar como voluntário, é só dar o nome, na hora mesmo, e vestir a camisa", finaliza.

 

  

 

Comentários