Feira da Bondade 2018 teve 30 mil visitantes - Jornal Fato
Cultura

Feira da Bondade 2018 teve 30 mil visitantes

O público pode acompanhar 16 atrações musicais e culturais diversas, entre shows de artistas locais e nacionais


Em meio à programação, as 52 entidades participantes venderam comida e bebida para arrecadar recursos - Foto: PMCI

A 35ª Feira da Bondade de Cachoeiro de Itapemirim, realizada neste fim de semana, no Parque de Exposições do município, atraiu cerca de 30 mil visitantes. Foram três dias de atrações diversas para as famílias cachoeirenses no maior evento filantrópico do sul capixaba, organizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

O aspecto solidário do evento começava pelo "valor" da entrada: um quilo de alimento não perecível. Com isso, foram arrecadados aproximadamente 1,2 tonelada de mantimentos, conforme contagem preliminar, os quais serão direcionados ao Banco de Alimentos da prefeitura e, posteriormente, repassados a entidades socioassistenciais e para famílias em situação de vulnerabilidade nutricional cadastradas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Com esse simples gesto de doação, o público pode acompanhar 16 atrações musicais e culturais diversas, entre shows de artistas locais e nacionais. Entre os grupos musicais estiveram The Fevers, Aço Doce, Banda Lex Luthor e Grupo Koisa Nossa, além de apresentação infantil do Show da Tina. Houve ainda a Agenda Solidária, com apresentações musicais e de dança de usuários de algumas das entidades participantes.

Outro destaque foi a Corrida Kids da Bondade, realizada pelo segundo ano consecutivo. O número de crianças participantes mais que dobrou em relação ao ano passado, quando a corrida já tinha feito grande sucesso: de 150 para 350 corredores mirins. A criançada presente também pôde curtir os brinquedos do parque de diversões.

Tudo isso aliado à variada oferta gastronômica comercializada pelas 52 entidades filantrópicas participantes (número recorde) para arrecadação de recursos. De um almoço completo a um pequeno lanche, o público teve opções variadas para comer e beber. Algumas instituições também comercializaram outros produtos, como artesanato e roupas.

 "O resultado foi muito positivo para nós. O público surpreendeu, tendo em vista o momento difícil do país. O evento é muito importante para as entidades arrecadarem recursos e para se manterem cada vez mais unidas", afirma Michelli Abílio Carvalho, representante do Rotary Club de Cachoeiro de Itapemirim - Sul, que arrecadou cerca de R$ 10 mil com venda de almoço e porções diversas.

"Foi emocionante! Tanto as entidades, quanto o público visitante abraçaram a ideia do 'Tempo de Doar', que foi o tema que nós propusemos para este ano", comemora a primeira-dama Keila Vetoraci, que organizou o evento junto à Semdes.

"Há 35 anos, a Feira da Bondade segue a receita infalível de conciliar filantropia com entretenimento. Estamos muito satisfeitos de ter conseguido realizar com muita tranquilidade mais uma edição deste evento que é uma referência na região e só cresce, cada vez mais", comemora a secretária municipal de desenvolvimento social, Márcia Bezerra.

 

Serviços de saúde

Durante a Feira da Bondade, também foram oferecidos, gratuitamente, serviços na área de saúde, atendimento a vítimas de violência doméstica, coleta de sangue para doação e cadastro de doadores de medula óssea O trabalho foi realizado em parceria com clubes Rotary Cachoeiro de Itapemirim, Cachoeiro Sudeste e Cachoeiro Sudeste - Atílio Vivacqua, Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

No total, foram realizados 1.613 testes rápidos (sífilis, hepatite B e hepatite C), 18 testes reagentes (sífilis e hepatite C), 212 vacinações contra hepatite B, 106 cadastros de medula óssea e 24 entrevistas para doação de sangue.

 

Homenagens

Na noite de sábado (15), segundo dia da feira, houve um momento especial para o lançamento de um selo comemorativo dos 35 anos da Feira da Bondade e para render homenagens a Eloísa Valadão e Osmar Ribeiro Rosa.

Ex-primeira-dama de Cachoeiro, dona Eloísa Valadão foi a idealizadora da Feira da Bondade. Já o senhor o Osmar Ribeiro Rosa é fundador e presidente do Grupo Beneficente Princesa do Sul, que participa do evento desde a primeira edição.

Comentários