Moradoras de Itapemirim são destaques em Congresso de Poetas Trovadores - Jornal Fato
Cultura

Moradoras de Itapemirim são destaques em Congresso de Poetas Trovadores

Evento foi realizado entre os dias 05 a 08 de julho, na Casa da Cultura de Iúna, na região capixaba do Caparaó.


O município de Itapemirim foi representado no XIV Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, realizado entre os dias 05 a 08 de julho, na Casa da Cultura de Iúna, na região capixaba do Caparaó.

O evento, promovido pela Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPT-CTC e apoio da Academia Iunense de Letras, reuniu artistas e entusiastas das artes pelas ruas e espaços culturais de Iúna.

Durante a programação do evento, duas representantes de Itapemirim foram homenageadas com a Comenda de Mérito Cultural 'Poeta Michel Antônio', conferida pela Academia Iunense de Letras.

Isabella Marinuzzi, escritora mineira que há quatro anos é funcionária pública de Itapemirim teve também dois poemas e uma trova classificados nos Concursos: Nacional de Poesias e Estadual de Trovas, ambos com o tema 'Caparaó'.

 Já Tainá Sofia Savino recebeu Menção Honrosa Especial da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores por sua participação com a Poesia 'Meu Caparaó' no Concurso Nacional de Poesias.

A menina Tainá, que acabou de fazer 14 anos, participou do concurso concorrendo com adultos em geral, e foi a mais jovem dentre os autores das obras selecionadas.

Assídua leitora, durante a entrega da homenagem medalha e diploma, Tainá foi entrevistada e questionada sobre quantos livros já tinha lido apenas no ano de 2018, além de seus afazeres escolares, ao que ela respondeu: 'uns vinte'.

Trovas

A trova é uma poesia formada por uma única estrofe (poesia monostrófica), com sete sílabas métricas ou poéticas, sendo redondilha maior, em cada um dos seus quatro versos, que devem oferecer ao leitor o significado completo da mensagem a ser transmitida.

Na trova, a rima é obrigatória, mas não é obrigatório haver um título. As estruturas rimáticas de uma trova podem ser: rima alternada (ABAB); rima interpolada (ABBA); rima emparelhada (AABB); e rima simples (ABCB).

Comentários