Patrimônio Imaterial é tema de seminário - Jornal Fato
Cultura

Patrimônio Imaterial é tema de seminário

Evento vai tratar da importância das políticas de preservação dos bens culturais imateriais


Ilustrativa

A secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult), realiza o VI Seminário de Patrimônio Imaterial do município, na próxima quinta-feira (22), às 19h00, na Casa do Capoeira Mestre Salatiel, centro cultural no bairro Recanto.

Aberto ao público, o evento vai tratar da importância das políticas de preservação e valorização dos bens culturais imateriais, que são saberes e fazeres transmitidos de geração em geração, como as tradições orais, expressões artísticas, técnicas artesanais, práticas sociais, rituais e festas populares.

A palestrante será a representante da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e doutora em sociologia, Jacira Silva de França. Ela vai compartilhar com o público participante as experiências do estado nordestino, que é referência em ações de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.

Estarão presentes mestres e grupos da cultura popular de Cachoeiro reconhecidos como patrimônio vivo por meio da Lei Mestre João Inácio, que protege e incentiva a transmissão de manifestações como o caxambu, a folia de reis e a capoeira - algumas delas serão apresentadas no evento.

O nome dado à lei é uma homenagem ao falecido mestre da Folia de Reis Estrela do Mar, do bairro Zumbi, que foi uma das figuras mais atuantes na promoção e preservação das tradições folclóricas do município.

"A realização do seminário mantém atualizados, sobre a Lei, os mestres e grupos que já foram contemplados e os novos interessados. Contribui, também, para fortalecer e manter vivas as manifestações folclóricas do nosso município. Convidamos todos a participarem", disse a secretária municipal, Fernanda Martins

Comentários