Portal da sétima edição da Bienal é lançado - Jornal Fato
Cultura

Portal da sétima edição da Bienal é lançado

Os interessados em participar das atividades durante o evento poderão se inscrever pelo site


O portal foi lançado na sala Levino Fanzeres, na sede da prefeitura de Cachoeiro

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim lançou, nesta quarta (25), a página virtual da sétima Bienal Rubem Braga. Os internautas podem conferir ali as principais informações sobre o evento literário, que começa no próximo dia 15, na Praça de Fátima.

A criação do portal foi conduzida pelas secretarias de Cultura e Turismo e de Governo, por meio da Subsecretaria de Publicidade. O espaço será atualizado continuamente, com a programação e fotos, vídeos e curiosidades.

Por meio do estilo one page, a navegação será mais dinâmica e rápida, com todo o conteúdo na mesma página. Um cronômetro informa quanto tempo falta para o início da feira. É por ali, também, que os interessados já podem se inscrever para as atividades. O prazo para cadastro segue até um minuto antes de cada atividade na Bienal.

Ao lado do prefeito Victor Coelho, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, e sua equipe recepcionaram jornalistas, artistas e representantes de entidades ligadas às artes no município, na sala Levino Fanzeres, anexa ao prédio Bernardino Monteiro, no centro da cidade.

"Queremos que a cidade respire a Bienal, antes e depois. É importante que os conteúdos tenham sequência, por exemplo, nas escolas, e nisso as parcerias têm sido fundamentais, como a da Secretaria Municipal de Educação", exaltou o prefeito.

Fernanda Martins agradeceu às parcerias e citou as ações pela cidade para formar público e preparar o ambiente para a Bienal, como o projeto Pé de Livros. "Esse lançamento é o mais importante para marcar a concretização do evento, e contamos com todos para que o site possa ser muito divulgado", convocou.

Borboleta amarela

Vinicius de Moraes, Sérgio Buarque de Holanda e Candido Portinari, amigos de Rubem Braga, serão os principais homenageados nesta edição. A intenção é reverenciar o encontro.

Por isso, a tradicional borboleta amarela, símbolo do evento, surge agora em grupo: panapaná. E para explicar o termo, o portal nos leva ao dicionário criado por Aurélio Buarque, primo de Sérgio: "bando de borboletas; (...) que chega a formar verdadeiras nuvens".

Um dos escritores presentes na solenidade, Romulo Felippe elogiou o nível de organização. "A expectativa, com base no que vi aqui, foi de que teremos a melhor de todas as edições da feira. Entre as cidades de interior, Cachoeiro tem, hoje, a maior bienal do país".

A programação da Bienal

Serão seis dias de atividades, até o dia 20, entre elas show, lançamento de livro, oficina, exposição, esquete teatral, mesa redonda, visita guiada, palestra, dança e contação de história. A programação já está online no site oficial: http://bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br

Na noite do primeiro dia, tem a sessão solene de abertura da Bienal e a conferência "Rubem e a arte que interliga as cidades", no auditório Marco Antonio de Carvalho.

Parte das atrações no evento fica acessível em todos os dias, como a feira de livros, a interação com personagens (cosplay) e as apresentações de teatro na sala Coração de Mãe, com início sempre a cada 30 minutos. As atrações fixas podem ser conferidas, por exemplo, na área de convivência e no espaço performático Luz del Fuego.

Comentários